Loading...

Notícia

Publicado: 18/08/2021 18:55h

Petrobras recebe prêmio internacional por tecnologias para campo de Búzios

Petrobras recebe prêmio internacional por tecnologias para campo de Búzios
Com apenas três anos de operação, Búzios já responde por cerca de 25% da produção total da Petrobras

A Petrobras recebeu na noite do último domingo, 15/8, em Houston (EUA), o Distinguished Achievement Award for Companies, o principal prêmio da indústria mundial de petróleo e gás. Concedido anualmente pela Offshore Technology Conference (OTC), a premiação reconheceu o conjunto de inovações desenvolvidas para viabilizar a produção de Búzios, o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo, no pré-sal da Bacia de Santos.

“Essa conquista consagra nossa jornada tecnológica construída ao logo de mais de 60 anos de existência. É uma jornada de superação humana, persistência técnica, inovação e criatividade, sempre sustentada pelas mais rigorosas práticas de segurança operacional. Agradeço a todos que se empenharam ao máximo pelo sucesso do projeto de Búzios e dedico esse prêmio ao corpo técnico de excelência da companhia”, afirmou o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna.

Para tornar o projeto de Búzios realidade, a Petrobras desenvolveu uma série de tecnologias para um cenário que combina condições desafiadoras, como águas ultraprofundas e reservatórios localizados abaixo da camada de sal, a mais de 7 mil metros de profundidade, com elevados níveis de pressão e baixas temperaturas. Para chegar a essa nova fronteira de exploração e produção, a Petrobras desenvolveu soluções pioneiras: desde novas configurações de dutos e equipamentos submarinos até tecnologias para separação e reinjeção de CO2. Por meio dessas tecnologias, Búzios se tornou um projeto de classe mundial, que combina segurança, reservas gigantes de óleo de alta qualidade, baixo custo de extração e redução de emissões.

São ganhos de produtividade sem precedentes na indústria offshore mundial. Em julho deste ano, com apenas três anos de operação, o Campo de Búzios atingiu 715 mil barris de óleo equivalente (boe) por dia, o equivalente a cerca de 25% da produção total da Petrobras. E a expectativa é chegar ao final da década com a produção diária acima de 2 milhões de barris de óleo equivalente por dia, tornando-se o ativo da Petrobras com maior produção.

Histórico de inovações premiadas

A Petrobras recebe esse reconhecimento internacional pela quarta vez, numa trajetória que acompanhou sua evolução tecnológica em águas profundas e ultraprofundas. A primeira vez foi em 1992, pelas inovações desenvolvidas para o campo de Marlim, na Bacia de Campos; a segunda, em 2001, pelas soluções concebidas para Roncador; pela terceira vez, em 2015, pelo conjunto de dez tecnologias especialmente criadas para produção do pré-sal. 

Em 2019, a edição brasileira da Conferência (OTC Brasil) também concedeu à Petrobras o Distinguished Achieviement Award, pelo conjunto de inovações implantadas durante o Teste de Longa Duração (TLD) de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Petrobras
Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras