Palestra marcou participação da companhia no dia de encerramento da feira em Macaé
Investimentos socioambientais e relacionamento com comunidades foram alguns dos temas apresentados pela Petrobras em palestra sobre Responsabilidade Social no dia de encerramento da Brasil Offshore 2019, feira que reuniu empresas do setor de óleo e gás ao longo da última semana em Macaé (RJ). Patrocinadora do evento, a Petrobras contou com um estande onde foram apresentadas palestras sobre temas como inovações tecnologias e revitalização de campos maduros.
Na tarde de sexta (28/6), o gerente setorial, Edelcio de Freitas, apresentou ações de Responsabilidade Social desenvolvidas pela Petrobras. Atualmente a carteira de projetos sociais e ambientais da companhia é composta por 100 projetos socioambientais em 20 estados brasileiros. Na região Norte Fluminense, o Petrobras Socioambiental possui atualmente em carteira cinco projetos sociais e quatro ambientais
O gerente explicou que todos os novos investimentos da companhia são analisados também sob ótica socioambiental. “Os novos projetos de investimento da companhia também recebem especial atenção, através de uma metodologia própria, que orienta a avaliação e mitigação dos riscos sociais no âmbito dos empreendimentos, em suas diversas fases de implantação”, disse Freitas.
A Petrobras também realizou um diagnóstico, em 2018, onde foram identificadas questões relacionadas ao contexto social de comunidades localizadas no entorno de suas instalações, bem como sua interação com as operações. Esse diagnóstico orientou a elaboração de Planos de Relacionamento Comunitário com ações que visam o engajamento com essas comunidades, com base em diálogo contínuo e transparente.
Foco na primeira infância
A Petrobras estima que mais de 100 mil pessoas sejam beneficiadas por meio de atividades como educação ambiental, esporte educacional, educação complementar no contra turno escolar, formação de professores em metodologias desenvolvidas, além da atuação de diversos profissionais na gestão, pesquisa e condução dos projetos sociais e ambientais. Na última quarta-feira (26/6) a companhia firmou nova parceria, com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) para o desenvolvimento do projeto Primeira Infância é Prioridade.
A iniciativa irá alcançar mais de mil participantes diretos, entre gestores públicos, técnicos de instituições que atuam na rede de proteção a crianças e adolescentes e profissionais de meios de comunicação. O projeto irá abranger 100 municípios de 10 estados brasileiros, ao longo de dois anos de duração. O patrocínio da ANDI é o primeiro assinado após recentemente a Petrobras ter anunciado uma revisão de sua política de patrocínios, que apoiará iniciativas em ciência e tecnologia e projetos voltados para ensino e geração de conhecimento, com foco em primeira infância (0 a 6 anos).