O Instituto Baleia Jubarte, com 30 anos de existência e patrocinado pela Petrobras há 22 anos, inaugurou nesta quinta-feira (21) o Espaço Baleia Jubarte - Vitória, destinado a educação, pesquisa e turismo voltados para a presença das baleias no Espírito Santo.
Os visitantes poderão percorrer a exposição sobre as baleias, seu ambiente e modo de vida, e conhecer mais sobre a importância ecológica e mesmo econômica (com o turismo de observação) das jubartes, com o auxílio de monitores do projeto. O espaço, localizado na Praça do Papa, está aberto à visitação de terça a domingo, das 9 às 18 horas, e também abrigará exposições temporárias de arte e outras manifestações culturais.
Este é o segundo espaço do gênero no país - o primeiro está localizado na Bahia, estado onde nasceu o projeto. A abertura do Espaço Baleia Jubarte - Vitória acompanha o crescimento do registro da ocorrência desses cetáceos no Espírito Santo, o que foi possível graças às ações de conscientização e preservação promovidas pelo Projeto Baleia Jubarte. O estado também tem grande relevância para as operações da Petrobras, sendo um dos maiores produtores de óleo e gás no Brasil.
“Ciência, pesquisa e educação são temas de grande importância para a Petrobras, e o Projeto Baleia Jubarte trabalha e desenvolve todas essas frentes”, destaca Katia Christina Ferreira, gerente de Programas Ambientais da Petrobras. “O novo Espaço Baleia Jubarte contribui para a aproximação da sociedade e o aumento do conhecimento sobre o meio ambiente marinho. Estamos felizes pela oportunidade de promover esse legado para a sociedade capixaba.”
Serviço
Espaço Baleia Jubarte - Vitória
Endereço: Praça do Papa (próximo à Cruz Reverente) – Enseada do Suá, Vitória (ES)
Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 18h
Rede Biomar
O Projeto Baleia Jubarte integra a carteira de investimentos da companhia no âmbito do Programa Petrobras Socioambiental, e atua nos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Sergipe. O projeto integra também a Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha (Rede Biomar), grupo composto também pelos Projetos Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar, todos patrocinados por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Juntos, esses projetos atuam em diferentes frentes e são um símbolo da atuação da Petrobras na conservação marinha no Brasil.
Os projetos da Rede Biomar constituem fonte permanente de geração de conhecimento ambiental, divulgados e disponibilizados em artigos técnicos e científicos. O projeto Baleia Jubarte também nos auxilia, entre outras ações e informações, com o suporte direto e indireto a ocorrências de encalhe de baleias em áreas de influência da companhia.