“O Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS) do Porto de Vitória permanece prestando um serviço de alto nível, tanto em termos de gestão como no aspecto operativo e, fruto de excelência do trabalho realizado, é reconhecido nacionalmente como um modelo de boa prática a ser seguido para a implantação de outros VTS no Brasil”. Essa avaliação positiva é da Marinha do Brasil, que concedeu à CODESA nova licença operacional.
Entre os dias 8 e 10 de novembro passado, o Sistema de Informação e Gerenciamento de Tráfego de Embarcações (VTMIS) do Porto de Vitória recebeu oficiais do Centro de Auxílio à Navegação Almirante Moraes Rego (CAMR) para a visita técnica anual. Durante três dias, os militares avaliaram se o VTMIS está operando de acordo com as novas regras estabelecidas pela Assembleia da Organização Marítima Internacional (IMO), em 2021, quando foi aprovada a IMO A.1158 (32) que altera o serviço de tráfego de embarcações.
Relatório
O técnicos da Marinha foram liderados pelos capitães de mar e guerra, Jansen Santos Poças e Antônio Carlos Leite Alves de Oliveira. Segundo o relatório final, o VTS Vitória “está equipado e operando adequadamente para cumprir as tarefas decorrentes do novo status do serviço e, desta forma, permanece contribuindo para o incremento e eficiência da navegação e proteção do meio ambiente”.
E completa o documento: “A manutenção da equipe operacional desde 2018 constitui-se de um dos fatos determinantes para a alta qualidade do serviço prestado, considerando que, além da experiência adquirida, todos demonstram possuir um sólido conhecimento do serviço e subsistemas componentes”.
Foram verificadas instalações, aspectos administrativos, funcionamento dos sistemas, equipamentos, sensores, segurança cibernética e avaliado o desempenho dos operadores e supervisores em exercícios práticos de acompanhamento do tráfego marítimo. Durante a vistoria foi ressaltada a preocupação com a segurança cibernética, tendo sido adotas medidas preventivas.
Área de cobertura
O Centro de Controle de Operacional de Tráfego de Embarcações do VTMIS está localizado em Capuaba, Vila Velha, e conta com oito estações remotas. O software de integração e gerenciamento de dados é o Navi Harbour VTS 3D 4.6. Implantado em setembro de 2017, é coordenado por Agostinho Sobral.
Área de cobertura: Canal da Baía de Vitória , Portos de Tubarão e Praia Mole, áreas de manobra e fundeio. Os dados recolhidos são compartilhados com a Marinha, Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Corpo de Bombeiros.