Evento gratuito acontece no dia 4 de março, no Auditório SENAI Civit, e reúne empresas, poder público e sociedade civil. Inscrições abertas!
A Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) e o Instituto Euvaldo Lodi do Espírito Santo (IEL-ES) realiza, no dia 4 de março, o seminário Mulheres em Movimento: Uma conversa sobre trabalho, carreira e igualdade, no auditório SENAI Civit, na Serra. O evento gratuito dá continuidade à iniciativa lançada em 2025 e tem como objetivo promover diálogo, reflexão e ação em torno da inserção, permanência e valorização das mulheres no mercado de trabalho. As inscrições podem ser feitas pelo link: findes.online/mulheresemmovimento2026
Em 2026, o evento retorna ampliando o alcance do debate e fortalecendo ainda mais essa agenda. A programação inclui apresentação cultural, painéis de pesquisa, palestra magna e diálogo multissetorial, reforçando a mensagem de que diversidade e inclusão não são apenas pautas sociais, mas estratégias fundamentais para o desenvolvimento sustentável, a inovação e a superação dos desafios do mercado de trabalho.
“O Mulheres em Movimento reforça o compromisso do IEL Espírito Santo com a promoção de ambientes de trabalho mais diversos, inclusivos e alinhados aos desafios atuais do mercado. Ao reunir diferentes setores para o diálogo, o seminário contribui para a construção de soluções práticas que ampliam oportunidades e fortalecem a competitividade das organizações”, afirmou a superintendente do IEL-ES, Géssica Germana.
Entre os destaques da programação está o painel de pesquisa com o tema “A escassez de mão de obra como oportunidade de inclusão”, com participação do OBSERVATÓRIO FINDES e do Conecta Indústria – Hub de Talentos. A palestra magna será conduzida por Kamilla Matos, administradora, pós-graduada em Gestão de Pessoas, coach, mentora certificada e consultora do IEL, com mais de 10 anos de atuação na promoção do protagonismo feminino.
O seminário também contará com um painel multissetorial reunindo representantes dos setores público, privado e da sociedade civil, com foco em práticas reais e compromissos concretos pela diversidade e inclusão. O encerramento será marcado pela leitura da Carta de Princípios pela Equidade de Gênero na Indústria, reforçando o chamado à ação coletiva.
A primeira edição do seminário em 2025 reuniu representantes de empresas, poder público e sociedade civil, consolidando o Mulheres em Movimento como um espaço relevante para a troca de experiências, apresentação de dados e fortalecimento de compromissos com a diversidade, a inclusão e a igualdade de oportunidades. Promovido pelo IEL Espírito Santo, o encontro destacou práticas reais, pesquisas estratégicas e debates multissetoriais, reforçando o papel das organizações na construção de ambientes profissionais mais justos e inclusivos.
Seminário Mulheres em Movimento – Uma conversa sobre trabalho, carreira e igualdade
Data: 04 de março de 2026
Local: Auditório Senai Civit – Serra/ES
Inscrições gratuitas: findes.online/mulheresemmovimento2026