Loading...

Notícia

Publicado: 10/02/2023 14:59h

EDP Renováveis inaugura seu maior complexo eólico no mundo com potência instalada de 580 MW

EDP Renováveis inaugura seu maior complexo eólico no mundo com potência instalada de 580 MW

Composto por 14 parques eólicos situados nos municípios de Lajes, Pedra Preta, Pedro Avelino e Caiçara do Rio do Vento, no Rio Grande do Norte, poderá produzir energia suficiente para abastecer mais de um 1,5 milhão de pessoas por ano

A EDP Renováveis (Euronext: EDPR), quarta maior produtora de energia eólica e solar do mundo, acaba de inaugurar, no Brasil, seu maior complexo renovável a nível mundial. Com 580 MW de capacidade instalada e 138 turbinas eólicas, o complexo foi instalado no Rio Grande do Norte, uma região onde a empresa já tinha uma presença importante e, agora, conta com mais de 800 MW instalados e mais de 300 MW em construção. No total do Brasil, a empresa tem atualmente mais de 7 GW de energia solar e eólica em diferentes fases de desenvolvimento.

Este complexo inclui os parques eólicos Monte Verde I-VI, Boqueirão I-II e Jerusalém I-VI que, juntos, têm a capacidade de produzir mais de 3 milhões de MWh/ano, energia suficiente para abastecer uma cidade com mais de 1,5 milhão de habitantes. Com este projeto, será evitada a emissão de mais de um milhão de toneladas de CO2 por ano.

Também têm um forte impacto no desenvolvimento socioeconômico da região já que, na fase de construção, os projetos contribuíram para a criação de 3.300 postos de trabalho. Foram também criados 80 postos de trabalho fixos no complexo.

“Com a liderança do Estado do Rio Grande do Norte na expansão das energias limpas no Brasil, a EDP Renováveis está orgulhosa por poder inaugurar o maior complexo renovável da companhia aqui na região. Estes parques vão contribuir para o consumo de energia sustentável, para um Estado com menos emissões de carbono e ainda o desenvolvimento econômico local, motivos de orgulho para nós. Reafirmamos o nosso compromisso em deixar um legado positivo na região, na qual continuaremos a investir”, afirma Paula Dalbello, Country Manager da EDP Renováveis no Brasil.

A inauguração, que decorreu hoje, contou com a presença do Chief Operating Officer para a América Latina e Europa da EDP Renováveis, Duarte Bello; o Diretor Executivo da EDPR para a América Latina, Manuel Ortiz; a Country Manager da EDP Renováveis no Brasil, Paula Dalbello; e o presidente da EDP Brasil, João Marques da Cruz, empresa do grupo EDP que vai fornecer aos seus clientes cerca de metade da energia do parque de Jerusalém, acelerando, desta forma, a transição energética não só do Brasil, como dos clientes da EDP na região.

No evento, estiveram também presentes os prefeitos dos municípios de Caiçara do Rio do Vento, Pedra Preta e Pedro Avelino; a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; o Secretário de Desenvolvimento do Estado; Jaime Calado; o Secretário de Infraestrutura do Estado; Gustavo Coelho; e o Secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Estado, Silvio Torquato.

Impacto social positivo

A EDP Renováveis tem um forte compromisso com as comunidades que vivem perto dos seus projetos. Desde o início da projeção destes parques que a empresa realizou um trabalho de diagnóstico e escuta para entender as necessidades das populações mais próximas a estes empreendimentos, de forma a contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte.

Desta forma, organizou diferentes iniciativas na região, como o EDP Renováveis Rural que impactou positivamente mais de 700 habitantes dos municípios de Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio do Vento, Jandaíra e Pedro Avelino por meio do treinamento, qualificação e fornecimento de tecnologias aos produtores rurais para que possam produzir e comercializar seus produtos, a fim de aumentar a renda familiar. Assim como outros programas mais focados na educação, como Keep it Local, que formou mais de 40 habitantes em cursos voltados à energia renovável com o objetivo de impulsionar a empregabilidade em zonas rurais; ou o EDP nas Escolas, coordenado pelo Instituto EDP e patrocinado pela EDP Renováveis, que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas.

“Temos uma forte preocupação com as comunidades locais e desenvolvemos projetos nas escolas e em comunidades onde estamos instalados, com parcerias e viés de capacitação para absorção de profissionais locais. Isso reforça ainda mais o compromisso da EDPR. Nos últimos sete anos no Brasil, investimos cerca de R$ 16 milhões em projetos sociais. Este investimento beneficiou mais de 25 mil habitantes das localidades próximas aos nossos empreendimentos”, destaca também Paula Dalbello.

Ficha técnica dos parques:

Monte Verde I-VI
O Complexo Eólico Monte Verde I-VI é o maior da EDP Renováveis em operação e em todos os 28 mercados da companhia. Também é o 14º maior em operação no Brasil e o 2º maior no estado do Rio Grande do Norte.

Começou a ser construído em abril de 2021, possui 319,2 MW de capacidade instalada e é composto por seis parques. No período de um ano de operação, o complexo evitará a emissão de mais de 600 mil toneladas de CO2.

Localizado nos municípios de Lajes e Pedro Avelino no estado do Rio Grande do Norte, o projeto contou com a construção de 48 km de estrada e gerou mais de 1.300 postos de trabalho. A capacidade de geração, por ano, é de 1.723.969 MWh, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com aproximadamente 910 mil habitantes ou por volta de 314 mil residências.

Sobre Boqueirão I-II
O Complexo Eólico Boqueirão I-II começou a ser construído em junho de 2021, possui 79 MW de capacidade instalada e é composto por dois parques. No período de um ano de operação, o complexo evitará a emissão de 305 mil toneladas de CO2.

Localizado nos municípios de Lajes e Caiçara do Rio do Vento no estado do Rio Grande do Norte, o projeto contou com a construção de 29 km de estrada e gerou mais de 1.000 postos de trabalho. A capacidade de geração, por ano, é de 875.220 MWh, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com aproximadamente 462 mil habitantes ou por volta de 159 mil residências.

Sobre Jerusalém I-VI
O Complexo Eólico Jerusalém I-VI começou a ser construído em janeiro de 2021, possui 180.6 MW de capacidade instalada e é composto por seis parques. No período de um ano de operação, o complexo evitará a emissão de 150 mil toneladas de CO2.

Localizado nos municípios de Lajes e Pedra Preta no estado do Rio Grande do Norte, o projeto contou com a construção de 26 km de estrada e gerou mais de 1.000 postos de trabalho. A capacidade de geração, por ano, é de 431.246 MWh, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com aproximadamente 228 mil habitantes ou por volta de 79 mil residências.

Sobre a EDP Renováveis
A EDP Renováveis (Euronext: EDPR) é a quarta maior produtora mundial de energia eólica e solar, com presença em 28 mercados na Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia-Pacífico. Com sede em Madrid e os principais escritórios regionais em Houston, São Paulo e Singapura, a EDPR tem uma carteira de desenvolvimento sólida com ativos de qualidade e uma capacidade operacional líder no mercado das energias renováveis. Destaque para a energia eólica em terra, a energia solar distribuída e de larga escala, a energia eólica offshore (OW -- por meio da joint venture 50/50) e as tecnologias complementares às renováveis, tais como armazenamento de energia e hidrogênio verde.

As políticas centradas nos colaboradores da EDPR permitiram-nos alcançar o reconhecimento como “Top Workplace 2023” nos Estados Unidos da América, “Top Employer 2023” na Europa (Espanha, Itália, França, Romênia, Portugal e Polônia), Grécia, Colômbia e Brasil, e a inclusão no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg.


Fonte: Assessoria de Imprensa da EDP
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company