Loading...

Notícia

Publicado: 17/01/2025 17:53h

Rota da Tartaruga, iniciativa da ArcelorMittal Tubarão, abre inscrições para 2025

Rota da Tartaruga, iniciativa da ArcelorMittal Tubarão, abre inscrições para 2025

A iniciativa é uma oportunidade para o público conhecer e apoiar a conservação das tartarugas-marinhas. As visitas são gratuitas e começam em 05 de fevereiro.

No dia 15 de janeiro começaram as inscrições para a Rota da Tartaruga, uma iniciativa da ArcelorMittal, unidade de Tubarão, em parceria com o Projeto Tamar, que oferece uma experiência única de educação ambiental e contato direto com as tartarugas-marinhas. As visitas, que integram ciência, preservação e conscientização, terão início no dia 05 de fevereiro e serão realizadas ao longo do ano, sempre às quartas e sextas-feiras pela manhã.

Com capacidade para até 27 visitantes por grupo e um total de 36 visitas previstas em 2025, a Rota da Tartaruga é aberta a escolas, grupos organizados e instituições, que poderão se inscrever gratuitamente pelo portal Programa Conectar, da ArcelorMittal (link para o site). Para participar, é necessário que cada grupo reúna pelo menos 20 pessoas.

A programação começa no Projeto Tamar, na Praça do Papa, onde os visitantes conhecem as diferentes espécies de tartarugas-marinhas, aprendem sobre suas rotas migratórias e ciclo de vida, observam os animais em aquários e visitam um museu que expõe esqueletos para explicar sua anatomia. Após essa etapa, o grupo segue para o deck das tartarugas, no canal de retorno de água do mar da ArcelorMittal, unidade de Tubarão, onde são realizados estudos, captura e devolução das tartarugas ao oceano.

Para garantir a comodidade dos participantes, um ônibus exclusivo da empresa busca os visitantes no ponto de encontro ou na instituição previamente agendada e os transporta até o Projeto Tamar e ao deck em Tubarão. Ao final da visita, o ônibus realiza o trajeto de retorno.

Desde 2000, a ArcelorMittal, unidade de Tubarão, e o Projeto Tamar já catalogaram e devolveram à natureza mais de 5 mil tartarugas-verdes, uma espécie ameaçada de extinção. O trabalho inclui estudos de biometria, perfis migratórios e análises laboratoriais que atestam a boa saúde dos animais e a qualidade das águas locais.

Inscrições: A partir de 15 de janeiro, pelo portal Conectar.
Início das visitas: 5 de fevereiro de 2025
Duração: Quartas e sextas-feiras pela manhã.
Capacidade: Mínimo de 20 e máximo de 27 visitantes por grupo.


Fonte: Assessoria de Imprensa da ArcelorMittal
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company