Loading...

Notícia

Publicado: 01/08/2022 14:24h

Práticas de sustentabilidade da ArcelorMittal são reconhecidas no Prêmio ECO

Práticas de sustentabilidade da ArcelorMittal são reconhecidas no Prêmio ECO

Produtora de aço foi contemplada com projeto de uso sustentável do carvão vegetal, uma das estratégias para que a companhia alcance a descarbonização

A ArcelorMittal, líder em aços no Brasil, foi uma das ganhadoras do Prêmio ECO 2022, da Amcham (Câmara Americana de Comércio), na categoria Processos, com o case “Uso sustentável do carvão vegetal para a estratégia de descarbonização”. A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada no dia 28 de julho, na capital paulista. Criada em 1982, a premiação reconhece as melhores e mais inovadoras práticas sustentáveis empresariais do país.

O projeto foca na estratégia adotada nas unidades da ArcelorMittal BioFlorestas e na planta industrial de Juiz de Fora (MG), que desde 2011 utiliza o carvão vegetal produzido nas florestas sustentáveis do grupo como matéria-prima na produção de aços. A iniciativa visa garantir o fornecimento regular desse insumo como diferencial competitivo na produção de ferro-gusa, com excelência operacional, de forma segura, inovadora e sustentável, com foco na descarbonização do aço.

“Globalmente, o Grupo ArcelorMittal foi pioneiro no setor ao lançar a meta de ser carbono neutro até 2050 e, como passo intermediário, reduzir em 25% suas emissões específicas até 2030.  Esse processo tem como um dos pilares a transformação na forma como fabricamos nossos produtos e, nesse contexto, o carvão vegetal e seu processo produtivo ganham importância. A prática apresentada comprova mais uma vez a nossa atuação de vanguarda na produção de carvão vegetal no mundo”, aponta Jefferson De Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Longos e Mineração LATAM.

Segundo ele, a sustentabilidade é um dos valores do Grupo ArcelorMittal, que tem como propósito criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta. “Nesse sentido, a empresa busca contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável, íntegra, próspera e inclusiva”, complementa. 

O Grupo possui uma estratégia de atuação baseada nas 10 Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável (DDS), estabelecidas a partir dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). As Diretrizes estão fundamentadas nas melhores práticas e tendências da gestão de questões sociais, econômicas e ambientais relacionadas ao negócio.

Seleção - A edição de 2022 foi a mais concorrida do Prêmio ECO. A organização recebeu 108 projetos de 86 empresas, avaliados por um time de cerca de 50 jurados e especialistas. No total, são 28 iniciativas vencedoras de 27 empresas de todos os portes e segmentos da economia. 

Sobre a ArcelorMittal - Líder no mercado global de aço, o Grupo ArcelorMittal está presente em cerca de 60 países. No Brasil, a empresa tem unidades industriais em seis estados (ES, MG, MS, RJ, SC e SP), além de unidades comerciais distribuídas em todo o país, compondo uma força de trabalho de cerca de 16 mil empregados. As plantas têm capacidade de produção anual de 12,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 7 milhões de toneladas de minério de ferro. A empresa atua, ainda, em áreas diversificadas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas de eucalipto) e tecnologia da informação.


Fonte: Assessoria de Imprensa da ArcelorMittal
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras