Com soluções inovadoras, startup flexibiliza a criação de minutas por meio de um questionário que não exige conhecimento jurídico
Com um sistema de alta tecnologia, a netLex vem trazendo inovação para a gestão de contratos de grandes empresas nacionais e internacionais. Com o objetivo de alinhar as demandas entre o departamento jurídico e clientes internos, a startup tem feito a diferença no processo de automatização de minutas de contratos, itens essenciais que fazem girar a engrenagem das instituições.
É o caso da ArcelorMittal, cliente atendido pela netLex que conseguiu facilitar a elaboração dos contratos. A parceria foi capaz de inserir a empresa em um novo patamar, já que no passado, o sistema era uma barreira que dificultava a comunicação, por exemplo, entre o advogado e o colaborador, causando uma perda significativa na produtividade com consultas feitas em duplicidade e sem históricos eficientes.
Segundo a diretora do departamento jurídico da ArcelorMittal, Marina Guimarães Soares, a ferramenta disponibilizada pela netLex foi essencial para o alcance de bons resultados. "Estamos em um mundo completamente novo após aderir ao sistema. Começamos pela parte das minutas e na customização de acordo com as nossas necessidades, o que trouxe maior flexibilidade e oportunidade de criar documentos sem a exigência de o cliente interno ter conhecimento jurídico. Ele responde um questionário e o próprio sistema gera o documento", explica.
"Em um outro momento, expandimos essa automatização para a parte de consultoria. Nossos colaboradores começaram a fazer consultas com mais facilidade, deixando as centenas de e-mails de lado. Diante desse ganho substancial, ampliamos também para a área societária e procurações", complementa Marina.
Em números, houve um crescimento mensal de 18% (comparativo mês a mês) dos contratos elaborados pelo setor de suprimentos, 46% de redução do ciclo para emissão de procurações e um aumento de 266% dos usuários ativos no módulo de consulta ao jurídico.
São tecnologias e soluções que de acordo com o CEO da netLex, Flávio Ribeiro, chegaram com força para ficar, principalmente após o isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, "a necessidade do trabalho remoto acendeu um alerta nas empresas sobre a importância de se elaborar contratos mais eficientes e de maneira mais prática", conclui Flávio Ribeiro.
Veja em mais detalhes um depoimento sobre o case de sucesso com a ArcelorMittal: http://cutt.ly/NfzZm7n.
Sobre netLex
Fundado em 2014 por Flávio Ribeiro e Wagner Possas, o netLex, com sede nas capitais Belo Horizonte e São Paulo, é uma plataforma especializada na automatização e gestão de documentos. O nome netLex é uma junção do termo "net" que representa Internet ou tecnologia e "lex" que significa lei ou direito em latim. Seu principal objetivo é a otimização de tarefas durante todo o ciclo de vida dos documentos, como: contratos, procurações, atos societários, peças processuais, normas, regulamentos, entre outros. A ferramenta busca utilizar de workflows inteligentes para garantir precisão e qualidade nesses documentos, garantindo assim as informações de maneira automática e estruturada. Desde o início, a empresa vem expandindo sua atuação com cases de sucesso em grandes empresas e já participou de alguns programas de aceleração, como por exemplo, Seed, Idexo (Totvs), Boostlab (BTG Pactual) e LinkOne (Unimed BH), onde recebeu um prêmio de destaque. Através de investimentos da Canary e Fundação Estudar Alumni Partners, a plataforma mantém uma constante atualização do software, sempre apresentando novas funcionalidades que garantem sua liderança na gestão de contratos.