A gestão hídrica da ArcelorMittal Tubarão, com uso eficiente da água, está incluída entre os cases de sucesso de uma publicação que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) acaba de apresentar, em Brasília.
O lançamento ocorreu durante o 8º Fórum Mundial da Água, que acontece até 23 de março. Produzido em parceria entre a CNI e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o “Água e Indústria” traz experiências empresariais bem-sucedidas no uso eficiente desse recurso pelo setor industrial, segmento que participa com 21% do Produto Interno Bruto (PIB) e consume 10% da água captada no país.
Foco de atenção recorrente da empresa desde que iniciou suas operações, a gestão hídrica da ArcelorMittal Tubarão inclui um sistema que garante que 96% de toda a água utilizada venham do mar. Os outros 4% da água são provenientes de água doce fornecidas pela Cesan (sendo a água tratada dentro da usina), que hoje tem taxa de recirculação de mais de 97%. A empresa também tem adotado uma série de ações voltadas à otimização dos seus processos, como a eliminação de perdas e o aumento dos reusos, e criou, há quatro anos, o Plano Diretor de Águas (PDA), que tem como objetivo antecipar ações para garantir a estabilidade da produção, diante de cenários futuros de indisponibilidade de água.
Graças a iniciativas como essas, a ArcelorMittal Tubarão reduziu, desde 2015, em 49% o consumo de água fornecido pelo sistema público. E a meta é diminuir ainda mais esse volume, ao mesmo tempo em que contribui para a construção de soluções, junto com a sociedade.