A soprano Natércia Lopes, a mezzo Adalgisa Rosa e o tenor Eduardo Santa Clara estão entre os artistas confirmados para o evento que marcará o 28º aniversário do Coral ArcelorMittal.
Um dos corais mais tradicionais do Espírito Santo, o da ArcelorMittal Tubarão, festejará seus 28 anos de existência em grande estilo, com um espetáculo no Theatro Carlos Gomes, no dia 09 de maio, a partir das 20 horas. O evento terá como convidados a soprano Natércia Lopes, a mezzo Adalgisa Rosa, o tenor Eduardo Santa Clara e a pianista Claudia Marques.
O repertório incluirá obras de compositores diversos, de Lamartine Babo a Franz Schubert, Giacomo Puccini e Ludwig V. Beethoven, dentre outros, e o evento será apenas para convidados.
Artistas renomados Cantora lírica de maior expressão no Espírito Santo, Natércia Lopes é conhecida pela participação marcante em inúmeras óperas, operetas, recitais e concertos sinfônicos. Bacharel em Canto pela Escola de Música do Espírito Santo (EMES), aperfeiçoou-se no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro e na Europa, onde aprimorou sua técnica vocal, com aulas no Teatro Alla Scala, em Milão, Itália. Sua voz, de timbre quente e intenso, e sua verve interpretativa foram e são sempre elogiados. Artista atuante nos principais teatros brasileiros, consolidou sua carreira nas décadas de 80 e 90, sendo presença marcante hoje nos principais teatros e salas do Espírito Santo.
Já a mezzo Adalgisa Rosa, natural do Rio de Janeiro, é cantora e regente coral, com Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade de Vila Velha (UVV/ES) e cursa atualmente Bacharelado em Canto no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Entre suas muitas interpretações estão a ópera-recreio O Reino de Duas Cabeças, de autoria do compositor capixaba Jaceguay Lins, e o Magnificat BWV 243, de J. S. Bach, o Réquiem, de Mozart. Junto à Orquestra de Câmara do XV Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, ES, cantou a Missa e o Credo nº5 do Padre José Maria Xavier, apresentadas em primeira audição no Estado. Também participou da montagem das óperas Suor Angélica, de Puccini, além de integrar o elenco do projeto Ópera em 3 Tempos, com as óperas Il Combattimento di Tancredi e Clorinda, de Monteverdi, Il maestro di Musica, de Pergolesi e Sarapalha, de Harry Crowl, apresentadas na capital capixaba.
O tenor dramático Eduardo Santa Clara já atuou na Opereta “A Viúva Alegre” de Franz Lehár, no papel de Njégus Mordomo da embaixada de Pontevedro em Paris sob a Regência do Maestro Modesto Flávio ex-Maestro Adjunto da Orquestra Filamônica do ES, e também na Opera “La Bohème” de Giacomo Puccini, nos papéis de Benoit e Alcindoro, sob a regência do Maestro Helder Trefzger, Maestro Titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo.
Cursa Bacharelado de Canto no Renomado “Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro-RJ” e Licenciatura em Artes Cênicas na “Universidade de Vila Velha – UVV”. Aperfeiçoa-se em canto com o professor Lício Bruno e tem a orientação musical da “Diva Capixaba”Natércia Lopes. Gravou e atuou com a OSES - Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, Banda da PM do ES, Banda do 38º Batalhão de Infantaria do ES, Banda Club Big Beatles, Coral da Arcelor Mittal, sendo sua voz entoada nos Hinos Municipais da Cidade de Vitória, Domingos Martins, Marechal Floriano e Conceição do Castelo.
O coral O Coral ArcelorMittal iniciou suas atividades em 1986, com a missão de criar um grupo que representasse a cultura da empresa para o público interno e externo. Hoje com 40 talentos regidos pelo maestro Adolfo Alves, o Coral já se apresentou em diversas oportunidades com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, com destaque para obras de Haydn, Rossini, Mozart e a 9ª Sinfonia de Beethoven. Em suas apresentações internacionais constam Argentina e Peru.
Programa do Concerto ArcelorMittal Vários Autores Carnavais e Outras Saudades Arr. Adolfo Alves Sequência de Marchas - Rancho - coro a capella Folclore Suíte Nordestina Arr. Ronaldo Miranda - coro a capella - Lamartine Babo Serra da Boa Esperança Arr. Adolfo Alves - coro a capella - Negro Spiritual I Got a Home in a Dark Rock Arr. MosesHoran - solo e coro - Eduardo Santa Clara, tenor Franz Schubert An die Musik Arr. Phillippe Caillard - coro e piano - Claudia Marques, piano Giovani Marti Plaisir d’Amour Arr. Goff Richards - coro e piano - Claudia Marques, piano Ruggiero Leoncavallo Recitativo e Ária - “Vesti lagiubba” (Canio) Ópera: I Pagliacci - Eduardo Santa Clara, tenor - Claudia Marques, piano Georges Bizet Habanera - “L’Amourest un Oiseaux” (Carmen) Ópera: Carmen - Adalgisa Rosa, mezzo-soprano- Claudia Marques, piano Giacomo Puccini Ária “Vissi d’Arte...” (Tosca) Ópera: Tosca - Natércia Lopes, soprano - Claudia Marques, piano Giacomo Puccini Dueto “O Soave Fanciulla...” (Mimi & Rodolfo) Ópera: La Bohème - Natércia Lopes e Eduardo Santa Clara - Claudia Marques Ludwig v. Beethoven Die HimmelRühmen des EwigeEhre dos 6 Lieder, Op.48 - coro e orquestra - George Friedrich Haendel “Let Their Celestial Concerts All Unite” Ópera Samson - coro e orquestra - Jacques Offenbach Barcarolle - “Belle Nuit, o Nuitd’Amour” Ópera: Os Contos de Hoffmann - Natércia Lopes e Adalgisa Rosa - coro, orquestra – Giuseppe Verdi Brindisi – “Libiamoneilieticalici...” Ópera: A Traviata - solistas, coro e orquestra –
Fonte: Mile4 Assessoria de Comunicação