Loading...

Notícia

Publicado: 29/06/2022 15:35h

Brasileiras são as campeãs do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding

Brasileiras são as campeãs do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding

As brasileiras deram o tom da vitória na etapa do campeonato mundial de bodyboarding exclusivo para mulher, o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, realizado de 20 a 26 de junho, na Praia de Jacaraípe, em Serra.

Neymara Carvalho, Mariana Nogueira e Isabelli Nunes foram as vencedoras nas categorias Profissional, Master e Pro Júnior, respectivamente, e campeãs desta etapa inédita do Mundial da modalidade.

Na categoria PCD, as vitoriosas foram Mariana Gesteira Ribeiro, Erica Rodrigues, Cintya Barbosa e Cristiana Dantas Fernandes.

Já entre as competidoras da categoria Legends, sagraram-se campeãs Claudia Saboia Lemos, Isabela Nogueira, Raquel Brandão e Gica Vargas. O gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, João Bosco Reis da Silva, foi quem entregou a premiação para as atletas dessa categoria.

A empresa é patrocinadora da atleta campeã e idealizadora da etapa Neymara Carvalho, que ficou especialmente emocionada com essa vitória. “É muita emoção. Esse é o campeonato mais importante da minha vida. Após o nascimento da Luna, eu falava que o título mundial que ganhei era o mais importante por tudo que envolvia aquele momento. E agora competindo e realizando o evento, pensando em várias coisas. É muito difícil, mas é tão gratificante que eu não tenho palavras. Gostaria de agradecer mais uma vez todas as meninas que vieram”, disse Neymara Carvalho em entrevista.

Esta foi a primeira vez que Espírito Santo abrigou uma etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding Feminino. Mais de 150 atletas de vários países participaram, concorrendo às premiações de U$ 15 mil (Profissional), U$ 10 mil (Master) e U$ 5 mil (Pro Junior). 

O projeto idealizado por Neymara Carvalho surgiu em 2021. “Wahine”, que significa “mulher” na língua havaiana, evidencia o resgate da conexão com os povos indígenas das ilhas do Havaí e inspira o evento esportivo. Além disso, foi em águas havaianas um dos pódios mais emblemáticos de Neymara. Ao sair da Barra do Jucu, ela consagrou seu nome no cenário do bodyboarding internacional sendo a campeã de uma das mais acirradas disputas do Mundial, na Praia de Pipeline, em 2006 e 2011.

Um grande aulão social de bodyboarding, promovido para cerca de 120 alunos da rede municipal de ensino de Serra, na Praia de Carapebus, no dia 18 de junho, abriu a programação do Circuito. Os jovens participaram de aulas ministradas pelas competidoras, numa proposta de incentivar o desenvolvimento do esporte e proporcionar um intercâmbio cultural entre as atletas, alunos e população em geral.

O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro foi realizado pelo Instituto Neymara Carvalho, com patrocínio do Governo do Estado do Espírito Santo e apresentação da ArcelorMittal.


Fonte: Assessoria de Imprensa da ArcelorMittal
Arquivos