A companhia é o aço oficial da competição, apoia dois pilotos e é responsável pelo troféu do campeão.
Para a temporada 2024, todos os carros da categoria contarão com aço da empresa.
Pelo segundo ano consecutivo, a ArcelorMittal será a patrocinadora da principal competição do automobilismo nacional, a Stock Car Pro Series. O acordo, via Lei de Incentivo ao Esporte Federal, é parte da estratégia da empresa de divulgar a importância da presença do aço na vida das pessoas, incluindo o campo do esporte.
No próximo final de semana (20 e 21.05), Stock Car Pro Series volta a Tarumã (RS), para a terceira etapa da temporada 2023 após passagens por Goiânia (GO) e Interlagos (SP). A cidade sediou a primeira prova da história do campeonato, em 1979.
Neste ano, outra novidade - na parceria com a ArcelorMittal - é o patrocínio ao campeão da Stock Car Pro Series de 2021, Gabriel Casagrande (atual campeão da Stock Car). Ele é um dos grandes nomes da temporada passada, em que liderou a disputa do título até a última etapa, alcançando o 3º lugar geral. Já o piloto capixaba Hugo Cibien recebe apoio da empresa, via projeto Capixaba na Stock Car, na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Espírito Santo.
O troféu Stock Car da competição também é um oferecimento da ArcelorMittal. Todo produzido em aço, ele foi idealizado pela produtora de aço e a Vicar, plataforma de negócios promotora da Stock Car Pro, junto com a artista capixaba, Ana Paula Castro. A taça foi entregue ao vencedor de 2022, Rubinho Barrichello, e ainda ganhou uma segunda versão, maior e com os nomes de todos os campeões da categoria.
Na temporada de 2024, todos os carros da categoria contarão com aço produzido pela ArcelorMittal. A consolidação da parceria entre a ArcelorMittal e a Vicar, plataforma de negócios promotora da Stock Car Pro – têm em comum os valores da Sustentabilidade, Segurança e Tecnologia.
Para o Gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, João Bosco Silva, o automobilismo envolve valores como dedicação, esforço, foco, segurança e inovação, que também estão associados e alinhados ao dia a dia da empresa. “A parceria com a Stock Car está em linha com um dos principais objetivos do grupo ArcelorMittal, pioneiro no setor ao lançar a meta de ser carbono neutro até 2050”, afirma.
O executivo acredita que esta premissa também vem sendo buscada pela indústria automotiva global, por meio da descarbonização em todo o ciclo de vida dos veículos, desde a produção do aço até a reciclagem. “O aço da ArcelorMittal já está sendo utilizado nos carros da competição, por exemplo, na barra de direção, que é aplicado pela Viemar, um dos nossos clientes”, completa Silva.
Mais aço ArcelorMittal nos carros da stock car
Nos 70 novos carros da temporada 2024, o aço da ArcelorMittal será utilizado no roll cage (gaiola de proteção dos pilotos, também conhecido como “Santo Antônio”) e em outras peças que estão em desenvolvimento. O projeto do novo carro traz inovações na área de segurança e sustentabilidade, com a empresa aplicando toda sua expertise no desenvolvimento e uso de aços de alta resistência, que tragam vantagens em relação ao convencional, resultando em carros mais leves, com menor consumo de combustível e, assim, mais sustentáveis.
A solução apresentada pela companhia é altamente resistente para tornar mais seguro o veículo. A nova aplicação, que contou com tubos manufaturados pela Tuper – empresa também parceira no projeto –, demanda menor gasto de combustível, sendo mais sustentáveis e seguros para os pilotos.
As mudanças no processo de produção do aço fornecido à Stock Car fazem parte de projetos que já haviam sido implementados pelo grupo ArcelorMittal e que ganharam força com a parceria. É o caso, por exemplo, do “S-in motion”, iniciativa da companhia que visa utilizar aços avançados de alta resistência e de estampagem a quente (Família Usibor®) para reduzir o peso e aumentar a segurança em caso de colisão dos veículos de combustão interna, híbridos e elétricos.
A parceria com a Stock Car também está alinhada a outra iniciativa da empresa lançada em 2021: o “XCarb ®”. Trata-se de um programa voltado a atender às expectativas do ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e que, dentre outros objetivos, busca intensificar a reciclagem de sucata proveniente do processo de produção dos veículos, além de reduzir a emissão de CO2 na produção do aço a partir da otimização de processos e desenvolvimento de novas técnicas.