Loading...

Notícia

Publicado: 22/04/2025 11:06h

Vale e Instituto Cultural Vale levam mais cor e música para Festa da Penha 2025

Vale e Instituto Cultural Vale levam mais cor e música para Festa da Penha 2025

Obra exclusiva para o evento, projeção mapeada, intervenção artística no trajeto das romarias e show do cantor Flávio Venturini com o Coral Jovem Vale Música fazem parte da programação

A Vale e o Instituto Cultural Vale são patrocinadores da Festa da Penha e, este ano, trazem uma série de atrações para tornar a experiência do público ainda mais especial. A 455ª edição do evento reunirá milhares de pessoas em manifestações de fé, cultura e tradição, entre os dias 20 e 28 de abril, em Vila Velha.

A obra da artista Amanda Lobos estará presente em diversas peças de comunicação visual da Vale, como lenços, outdoors e um painel instagramável instalado na Praça da Prainha. Além disso, a imagem será animada e ilustrará uma projeção mapeada na fachada da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Prainha, nos dias 26, 27 e 28 de abril.

Amanda Lobos, ilustradora e designer, é considerada um dos grandes nomes da arte de rua na América do Sul. Natural de Vila Velha, a artista compartilha seu processo criativo: “Apesar de ser uma festa religiosa e de trazer alguns desses símbolos, eu optei por jogar luz na parte cultural e na experiência diversa de cada pessoa que participa da Festa da Penha. Quis trazer essa minha identidade mesclada à cultura popular que já é característica das cores, vivacidade e diversidade do nosso Estado. Essa riqueza de elementos, estampas, pessoas, está na nossa formação, está na minha identidade, e transparece nas várias romarias, foi uma oportunidade de dar destaque a isso”, explica.

No dia 27 de abril, o Coral Jovem Vale Música se apresentará com o cantor e compositor Flávio Venturini, às 19h, no palco montado no Parque da Prainha, em Vila Velha. Esta será a primeira vez que o cantor e compositor mineiro se apresentará como convidado especial do Projeto Vale Música Espírito Santo. O espetáculo é gratuito e aberto ao público.

“A Festa da Penha é parte da riqueza cultural capixaba, por isso é muito significativo para a Vale e o Instituto Cultural Vale ser parceiros dessa Festa, uma das mais antigas do país. Temos a alegria de contribuir também para uma programação artística totalmente gratuita, e convidamos a todos a vivenciar essa experiência única e transformadora”, destaca Luciana Gondim, diretora do Instituto Cultural Vale.

Intervenção artística

O Museu Vale também marcará presença na Festa da Penha 2025 com uma intervenção artística especial durante o evento. A obra, que ocupará uma área de aproximadamente 64m² na Av. Carlos Lindemberg, trajeto percorrido pelos romeiros, trará elementos da festa, além de marcos e patrimônios históricos do Espírito Santo. A intervenção será realizada em parceria com os artistas Starley Bonfim e Thiago Roel, nomes de destaque na cena do grafite capixaba. A ação é uma iniciativa do Museu Vale e do Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Vale, e realização do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company