O lucro líquido no 1T21 foi 2.220% superior ao registrado no mesmo período do ano passado
A Vale ultrapassou a marca de US$ 100 bilhões em valor de mercado, ampliando sua posição como a empresa mais valiosa da América Latina. A empresa fechou o pregão da Bolsa no dia 27 de abril valendo US$ 103,8 bilhões, mais de US$ 20 bilhões à frente da gigante do e-commerce, a argentina Mercado Livre, a segunda colocada.
Entre o “top 10” da região, o Brasil lidera com cinco empresas. Completam a participação nacional neste ranking a Petrobras (US$ 56,9 bilhões), o Itaú Unibanco (US$ 45,9 bilhões), a Ambev (US$ 44,2 bilhões) e o Bradesco (US$ 39,1 bilhões), todas empresas do mercado tradicional.
Resultados Financeiros
Em 2020, impulsionada pela alta dos preços do minério de ferro e melhores volumes de vendas, a empresa conseguiu reverter o prejuízo de US$ 1,683 bilhão, em 2019, entregando um lucro líquido de US$ 4,881 bilhões. Foi um ano em que a companhia, nas palavras do CEO, Eduardo Bartolomeo, tornou-se um operador mais confiável e se mostrou mais preparada para enfrentar 2021.
No dia 26 de abril, a companhia informou que registrou um lucro líquido de US$ 5,546 bilhões no primeiro trimestre de 2021, uma alta de 2.220% em relação ao ganho de US$ 239 milhões obtido no mesmo período do ano passado.
O resultado também cresceu de forma significativa em relação ao trimestre anterior, quando a empresa registrou ganhos de US$ 739 milhões.
Empresas com maior valor de mercado na América Latina
1) Vale (Brasil)
US$ 103,8 bilhões
2) Mercado Livre (Argentina)
US$ 80 bilhões
3) Wal-Mart México (México)
US$ 56,9 bilhões
4) Petrobras (Brasil)
US$ 54,9 bilhões
5) America Movil (México)
US$ 48,6 bilhões
6) Itaú Unibanco (Brasil)
US$ 46 bilhões
7) Ambev (Brasil)
US$ 44,2 bilhões
8) Grupo México (México)
US$ 39,2 bilhões
9) Bradesco (Brasil)
US$ 39,1 bilhões
10) Marvell Technology (Bermudas)
US$ 31 bilhões