A Vale destinou R$ 75 milhões em investimentos socioculturais no Espírito Santo em 2020. O dado faz parte do Balanço Vale+ 2020, publicação que reúne as principais ações da empresa no Estado.
Entre os projetos desenvolvidos estão aqueles voltados para a geração de renda de costureiras, como o Máscara + Renda e o Máscara para Todos. Por meio deles, máscaras produzidas foram doadas para organizações sociais e comunidades.
Outra iniciativa é o Vale Cuidar, com foco na primeira infância. Em 2020, foram desenvolvidos conteúdos relacionados ao universo infantil para formação de profissionais ligados ao Sistema de Garantia dos Direitos da Criança, como professores, assistentes sociais e psicólogos.
A publicação também traz informações sobre a criação do Instituto Cultural Vale (ICV) e o lançamento da Chamada Vale de Patrocínios Culturais. O objetivo é selecionar projetos para patrocínio com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. No Espírito Santo, são apoiadas iniciativas como o restauro do Santuário Nacional José de Anchieta, o 27º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, além da manutenção do Museu Vale e do Vale Música.