Desde o primeiro momento após o rompimento da barragem, o principal foco de atuação da Vale, em Brumadinho, foi o apoio ao atendimento psicossocial e de saúde da população local.
Nessa semana, a empresa realizou o repasse de R$ 6,3 milhões à prefeitura municipal. O valor refere-se à última parcela de um montante total de R$ 32,9 milhões destinados exclusivamente a ações de atendimento psicossocial do município, conforme Termo de Pactuação (TP) assinado entre as partes em fevereiro de 2019. Ainda foram adquiridos e repassados ao município equipamentos e insumos.
Ao longo dos últimos dois anos, os repasses permitiram a contratação emergencial de servidores para a ampliação temporária dos quadros de saúde e socioassistenciais pela Secretaria Municipal de Saúde, além de contribuírem para a ampliação da infraestrutura de transporte, equipamentos, imóveis e outros insumos.
Vale destacar que o TP é um dos instrumentos jurídicos listados no Acordo Global, firmado entre a Vale, Estado de Minas Gerais, MPMG, DPMG e MPF visando a reparação integral dos danos, impactos negativos e prejuízos socioambientais e socioeconômicos causados em decorrência do rompimento da barragem I, em Brumadinho.
Referência da Família
Outra iniciativa da Vale na área de cuidados com a saúde da população é o Programa Referência da Família, criado para garantir assistência às pessoas diretamente atingidas pelo rompimento. Mais de 670 famílias são acompanhadas por profissionais do programa.
Entre 2019 e 2021, foram realizados quase 81 mil atendimentos médicos e acolhimentos psicossociais à população.
Desde o rompimento, a Vale mantém pontos de atendimento à população de Brumadinho e região com equipes especializadas para o acolhimento dos atingidos. Mais de 94 mil demandas foram recebidas, das quais 99,03% já foram respondidas. Após o início da pandemia, respeitando os protocolos de segurança, tais pontos foram fechados, com as solicitações sendo atendidas por equipes volantes.