Loading...

Notícia

Publicado: 08/06/2021 12:53h

Vale coleta novos dados de sirenes da Mina Mar Azul e dá continuidade à rotina mensal de testes em Nova Lima

Vale coleta novos dados de sirenes da Mina Mar Azul e dá continuidade à rotina mensal de testes em Nova Lima
As atividades são previstas nos planos de emergência para barragens de mineração e visam assegurar o adequado funcionamento do sistema sonoro

A Vale, com apoio das Defesas Civis estadual e municipal, realizou, nesta terça-feira (8), às 9h, o teste de um grupo de sirenes das barragens B3/B4, B6, B7 e Taquaras, da Mina Mar Azul, em Nova Lima, com o objetivo de coletar novos dados acústicos. O acionamento foi com o som original das sirenes e, antes do toque, é emitida uma mensagem reforçando que se trata de um teste.

O som alcançou as áreas operacionais da Vale e localidades próximas às estruturas, como São Sebastião das Águas Claras, Capela Velha, Parque do Engenho, Mata do Engenho, Canto dos Fechos, Jardim Amanda e condomínios Parsárgada e Ecoville. As autoridades competentes e a população vizinha às estruturas foram informadas. Não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores da região ou por quem escutar o sinal sonoro.

No mesmo dia, às 10h, foi realizado o teste mensal do sistema de alerta das barragens das minas da Mutuca, Mar Azul, Tamanduá e da Mina de Águas Claras, em Nova Lima. Dessa vez, o toque foi de música instrumental, que pôde ser ouvida na Zona de Autossalvamento (ZAS) das estruturas.

As atividades são preventivas e fazem parte da implementação do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). O objetivo é assegurar o adequado funcionamento do sistema sonoro, em cumprimento à legislação vigente.

As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras