Loading...

Notícia

Publicado: 12/09/2023 14:51h

Vale avança no projeto dos Mega Hubs ao assinar acordo preliminar de fornecimento de aglomerados de minério de ferro com Essar Group

Vale avança no projeto dos Mega Hubs ao assinar acordo preliminar de fornecimento de aglomerados de minério de ferro com Essar Group

Empresa prevê fornecer 4mtpa de briquetes ou pelotas para a produção de aço ‘verde’ em complexo industrial na Arábia Saudita

A Vale e o grupo siderúrgico indiano Essar assinaram uma carta de intenções estabelecendo uma parceria para fornecimento de aglomerados de minério de ferro para o projeto Green Steel Arabia (GSA), na Arábia Saudita. É o primeiro acordo preliminar de fornecimento assinado pela Vale com um cliente que estará instalada em um Mega Hub, complexo industrial voltado à fabricação de produtos siderúrgicos de baixo carbono.
Pelo acordo, a Vale fornecerá 4 milhões de toneladas por ano de aglomerados de minério de ferro (pelotas ou briquetes) para a rota de redução direta. Os briquetes serão produzidos pela Vale no próprio Mega Hub da Arábia Saudita. Já as pelotas poderão ser produzidas pela empresa em Omã ou no Brasil.

“Esse acordo representa um passo importante no desenvolvimento dos Mega Hubs, um modelo de negócio inovador que tem como objetivo apoiar a descarbonização do setor siderúrgico e contribuir para a luta global contra a mudança climática”, explica o vice-presidente de Soluções de Minério de Ferro, Marcello Spinelli. “Além da Arábia Saudita, também anunciamos Mega Hubs nos Emirados Árabes Unidos e em Omã”.

O head do Essar Group na Arábia Saudita, Naushad Ansari, afirma: “A Essar busca investir cerca de US$ 4,5 bilhões na instalação de uma usina siderúrgica integrada em Ras Al Khair, na Arábia Saudita. Por meio dessa carta de intenções com a Vale e de uma carta anterior com outro fornecedor garantimos 100% do fornecimento de matéria-prima de minério de ferro para a usina siderúrgica. Nosso plano é iniciar a produção no ano de 2027".

A Vale anunciou no ano passado acordos para o desenvolvimento de Mega Hubs na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes Unidos e em Omã. Nesses complexos, espera-se que a Vale construa e opere as plantas de concentração e briquetagem de minério de ferro, assegurando a oferta de produtos aglomerados de alta qualidade; que os parceiros locais promovam a construção da infraestrutura logística necessária; e que os investidores e/ou clientes construam e operem as plantas de redução direta e sejam os compradores de HBI para os mercados de exportação e doméstico.

O projeto da Essar busca ser a primeira iniciativa de aço “verde” na região. Será integrada por uma planta de redução direta com capacidade de 5mtpa. Além disso, o projeto incluirá uma laminadora de tiras a quente com capacidade de produção de 4mtpa, uma laminadora a frio com 1mtpa de capacidade, além de outras linhas de produtos.

Soluções de Minério de Ferro, chave para a siderurgia de baixo carbono
A Vale estabeleceu a meta de reduzir em 15% as suas emissões de escopo 3, relativas à cadeia de valor, até 2035, o equivalente às emissões de um país como a Nova Zelândia. A empresa já assinou mais de 50 acordos com clientes para oferecer soluções de descarbonização, que são responsáveis por 35% das emissões de escopo 3 da empresa. Entre as soluções propostas, está a construção de plantas de briquete localizadas nas instalações de alguns clientes, além dos Mega Hubs. Na última semana, a Vale anunciou acordo para estudar o desenvolvimento de complexos industriais semelhantes no Brasil e na América do Norte.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras