A Vale segue empenhada em aprimorar seus sistemas de monitoramento e alertas de emergência, fortalecendo a gestão segura de suas barragens e o atendimento à legislação vigente.
Atualmente, as barragens são acompanhadas 24 horas por dia, 7 dias por semana, pela equipe de profissionais dos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMG), com uso de tecnologias que permitem o monitoramento remoto.
Nessa linha, a empresa adiciona agora um novo sistema de acionamento automático de sirenes em barragens que, por meio de um conjunto de sensores extremamente sensíveis, detecta movimentações e emite alertas em caso de emergência. Com essa automação as operações e comunidades ganham mais uma camada de proteção.
Trata-se de uma melhoria relevante no processo e solução pioneira de uma tecnologia que está em evolução. Importante ressaltar que todo acionamento de sirene deve levar imediatamente ao seguimento de todos os protocolos de segurança.
O nosso compromisso de melhoria contínua e investimento em tecnologia para fortalecer a segurança é parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), trabalhado em parceria com a comunidade e Defesas Civis.