Loading...

Notícia

Publicado: 13/06/2017 00:00h

Parque Botânico Vale promove ação especial para encerrar a Semana Mundial da Amamentação

Parque Botânico Vale promove ação especial para encerrar a Semana Mundial da Amamentação

Uma manhã inteira para esclarecer dúvidas e aprender um pouco mais sobre um dos atos de amor mais sublimes que as mamães e futuras mamães podem experimentar, que é amamentar. Para marcar a Semana Mundial de Amamentação, realizada neste ano entre os dias 1º e 7 de agosto, o Parque Botânico Vale e o Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Espiritossantense de Pediatria (SOESPE), irão promover, na manhã deste domingo (7), um série de atividades gratuitas sobre o assunto. 

Roda de conversa sobre amamentação, orientações sobre como alimentar o bebê após os seis meses de vida, oficina de parto e banho, fatos e mitos sobre os cuidados com os recém-nascidos, além de trilha ecológica e atividade física para as gestantes fazem parte da programação. As atividades estão agendadas para ocorrer das 9h às 12 horas e, para participar, não é preciso fazer inscrição prévia.

A importância de doar o leite materno
 
Uma das principais estratégias para reduzir a mortalidade infantil nos primeiros meses de vida é a criação de bancos de leite humano onde, de forma solidária, mães que produzem leite acima da suficiência doam para outros bebês, em especial os recém-nascidos. Hoje, o Brasil conta com uma das maiores redes nacional de Banco de Leite Humano do mundo. São 210 unidades, nas cinco regiões do país, além de 146 postos de coleta.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Unicef mostram que cerca de seis milhões de crianças vem sendo salvas a cada ano em virtude do aumento das taxas de amamentação exclusiva. Em bebês recém-nascidos, por exemplo, ele é capaz de ajudar a reverter até mesmo os quadros mais graves. Por ser o alimento mais completo para os bebês, o leite materno protege os pequenos de infecções, alergias, diarreias e melhora significativamente sua imunidade. Ou seja, o leite materno pode, literalmente, salvar vidas. 

Para incentivar as lactantes a doarem o excedente de leite, a maioria dos bancos conta com meios de transporte para retirar as doações nas casas das próprias voluntárias. É importante destacar que o leite deve ser retirado sempre depois que o bebê mamar, ou quando as mamas estiverem muito cheias. Como o material pode ficar congelado por até 15 dias, é possível juntar uma semana de leite materno e solicitar a retirada no Banco de Leite mais próximo.  Ao estimular a doação, consequentemente se estimula também a produção do leite materno, já que quanto mais o leite é retirado, mais o organismo o produz. O passo-a-passo para retirada do leite materno para doação é simples e o ideal é seguir as orientações da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, que ajudam a garantir a qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados. 

Serviço
Encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Onde: Parque Botânico Vale (Avenida dos Expedicionários, s/n, Jardim Camburi - próximo ao residencial Atlântica Ville)
Quando: domingo, dia 7 de agosto, das 9h às 12h
O que: roda de conversa, orientações sobre alimentação do bebê, oficinas, atividades físicas e trilhas ecológicas
A entrada é gratuita

Sobre o Parque Botânico Vale
Com 33 hectares de área verde, o Parque Botânico Vale está localizado no cinturão verde do Complexo de Tubarão. O funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita. Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer o primeiro Jardim Sensorial permanente do Espírito Santo, estrutura que tem o objetivo de estimular os cinco sentidos e promover uma forma diferenciada de interação com a natureza. O parque conta também com o Vagão do Conhecimento, biblioteca com capacidade para 3.500 exemplares, montada em um vagão de trem, e com acervo de audiolivros, voltado para deficientes visuais. No Parque Botânico Vale está instalado também o único orquidário da Grande Vitória aberto à comunidade. O espaço conta hoje com mais de 350 mudas divididas em 113 espécies. No Parque, o visitante pode ainda frequentar o parquinho e fazer trilhas ecológicas pela área de restauração florestal - que já possui mais de 140 tipos de espécies arbóreas de Mata Atlântica e alguns animais silvestres. Também é possível agendar uma visita guiada de ônibus às instalações da Vale, em Tubarão.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras