Loading...

Notícia

Publicado: 10/06/2017 00:00h

Marcelo Bratke e Orquestra Camerata Brasil celebram Villa Lobos e Dorival Caymmi na próxima terça-feira

Marcelo Bratke e Orquestra Camerata Brasil celebram Villa Lobos e Dorival Caymmi na próxima terça-feira

A Vale traz a Vitória no dia 17 de setembro, terça-feira, o espetáculo Cinemúsica Brasil – Série Clássicos Brasileiros com o pianista Marcelo Bratke e a orquestra Camerata Brasil celebrando dois gigantes da música brasileira: Villa Lobos, um compositor erudito com alma popular, e Dorival Caymmi, um compositor popular com espírito erudito, que completaria seu centenário em abril de 2014.  

A apresentação é um tributo a esse baiano cuja obra, segundo Marcelo Bratke, “reveste-se de uma simplicidade maravilhosa”. O espetáculo será multimídia e contará com um filme-cenário da artista plástica Mariannita Luzatti sobre a natureza brasileira. O projeto traça um paralelo entre as obras de Villa Lobos e Caymmi, em que o erudito e o popular nutrem-se mutuamente e se completam para revelar ao público a diversidade da cultura e da música brasileiras.  

Estarão também presentes no trabalho da Camerata Brasil obras do norte-americano John Cage, um artista contemplativo e pioneiro da música aleatória e eletroacústica, com uso de instrumentos não convencionais e uso não convencional de instrumentos convencionais.  

O programa profissionalizante Camerata Brasil, criado por Marcelo Bratke em 2007 e recentemente elogiado pelo jornal The New York Times por ocasião de um memorável concerto que realizaram juntos no Carnegie Hall em Nova York, é uma orquestra de câmara formada por jovens músicos eruditos e populares vindos de extratos desfavorecidos do Espírito Santo que através deste projeto foram lançados no mercado musical nacional e internacional. Bratke e sua Camerata se apresentarão em 2013 e 2014 com esta série de 12 concertos públicos; sendo 10 em cidades brasileiras e dois em Moçambique: Maputo, a capital, e em Tete. O projeto prevê ainda a realização de 12 concertos didáticos durante o percurso – ensaios gerais abertos dirigidos a crianças e adolescentes da rede pública de ensino de cada cidade visitada pela turnê.  

Bratke é conhecido por seus espetáculos multimídia e esses não fugirão à regra: ao longo dos concertos será projetado como cenário um filme da artista plástica Mariannita Luzatti com imagens dos mares do Brasil. O espetáculo explora o conceito artístico de paisagens imaginárias, como Mar e Terra e os arranjos serão de Dori Caymmi, filho e herdeiro musical de seu pai Dorival. Um trabalho que – ainda segundo seu mentor, Marcelo Bratke – “tem tudo para levar o público ao êxtase da contemplação interior”.  

A Camerata Brasil é um projeto sociocultural de Marcelo Bratke patrocinado pela mineradora Vale que tem recebido o aval de importantes instituições do Brasil e do mundo, dentre as quais o Ministério das Relações Exteriores, Arts Council of England, The New York Times, Yomiuri Shimbun, Rede Globo e BBC de Londres; o Programa Camerata Brasil já realizou, desde sua criação, 4 grandes turnês nacionais e 3 turnês internacionais, totalizando 76 concertos públicos e 52 concertos didáticos no Brasil e no exterior, bem como centenas de workshops pedagógicos na cidade de Vitória, em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo, através do Núcleo Brasil de Sustentabilidade Musical.    

Programa do concerto:
- John Cage In a Landscape  
- Dorival Caymmi O bem do  Mar Promessa de Pescador O Vento É Doce Morrer no Mar Saudade da Bahia Canção da Partida Acalanto O que é que a Baiana Tem Canção de Mãe Menininha  
- Heitor Villa-Lobos 6 Cirandinhas Trenzinho do Caipira das Bachianas Brasileiras n. 2  
- Antonio Carlos Jobim Garota de Ipanema Stone Flower Wave    

Serviço:
Concerto Cinemúsica Brasil, com Marcelo Bratke e orquestra Camerata Brasil
Quando: terça-feira, 17 de setembro, às 20 horas.
Onde: Theatro Carlos Gomes, Centro de Vitória.
Entrada franca (Distribuição de ingressos uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do teatro).


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras