Equipamentos serão ativados neste mês de julho como aprimoramento da capacidade do sistema de alerta sonoro
A população de Nova Lima que vive nas proximidades da Mina de Águas Claras (MAC) e da Mina Horizontes está ainda mais segura. A Vale, com a autorização da Defesa Civil, realizará o comissionamento de duas novas sirenes de emergência, que passam a integrar o sistema de alarme das estruturas.
Segunda-feira (08/07), às 9h, foi ativada a nova sirene da MAC, no bairro Retiro, próximo ao Parque Ecológico Rego dos Carrapatos. Já no dia 18/07, também às 9h, haverá o comissionamento da nova sirene da Mina Horizontes, localizada na Zona de Autossalvamento (ZAS) do Dique B, próximo à Fazenda Mostarda.
O comissionamento é considerado o primeiro acionamento de uma nova sirene, feito com o som real de emergência e com o toque de aproximadamente 7 minutos, com o objetivo de testar o seu funcionamento e verificar o alcance do som.
Antes do toque será emitida uma mensagem informando que se trata de um teste. Não é necessária nenhuma ação por parte da comunidade, que poderá manter sua rotina normalmente.
Vale lembrar que, mensalmente, todo dia 08, é realizado o teste do sistema de alarme das estruturas localizadas em Nova Lima Sede e Macacos, feito com toque de melodia instrumental. Já para as estruturas localizadas na região de Vargem Grande, o teste ocorre mensalmente no dia 18. As novas sirenes já estarão integradas ao grupo de equipamentos das estruturas nos próximos testes.
A atividade é realizada em continuidade às ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. Não houve alteração na condição de segurança das barragens.
Prevenção e monitoramento
Com objetivo de desenvolver e fortalecer a cultura de prevenção nas comunidades onde atua, a Vale tem equipes dedicadas a fazer a gestão de emergências junto às pessoas, sempre em conjunto com a Defesa Civil e órgãos competentes. Para isso são realizados, periodicamente, treinamentos e exercícios simulados para preparar a população em caso de eventuais emergências com barragens, além de testes rotineiros dos equipamentos de alerta. O foco prioritário é a segurança das pessoas, o cuidado com o meio ambiente e a redução de riscos.
As principais barragens da Vale são monitoradas 24 horas por dia e 07 dias por semana pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs) da empresa, além de receberem inspeções regulares de equipes internas e externas, que agem prontamente quando são necessárias ações preventivas ou corretivas. Mais informações podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.