Loading...

Notícia

Publicado: 05/04/2021 15:53h

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes
Capacitação online é voltada para profissionais de Música e Artes Cênicas. Live inaugural tem Deborah Colker, Glória Caputo e Chico Pelúcio, do Grupo Galpão

O Instituto Cultural Vale lançou na terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais das áreas de música e artes cênicas, o curso será ministrado online e de forma gratuita. O corpo docente conta com nomes de referência no setor [relação abaixo], vindos de diversas partes do país para dar aos alunos um olhar mais amplo sobre o cenário cultural brasileiro. As lives, videoaulas e apostilas podem ser acessadas no site do Instituto Cultural Vale - institutoculturalvale.org.

"O Instituto Cultural Vale ouviu produtores culturais sobre suas maiores necessidades e, a partir dessa troca, criou o programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. É o primeiro programa educativo assinado pelo Instituto e direcionado para o dia a dia dos profissionais criativos da música e das artes cênicas. No ano passado, lançamos a capacitação gratuita em formatação e cadastro de projetos via Lei de Incentivo à Cultura para democratizar o acesso de mais produtores ao mecanismo. Empoderar profissionais do setor é, também, contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva da economia criativa e propiciar mais oportunidades", afirma Hugo Barreto, diretor presidente do Instituto Cultural Vale.

Estruturado a partir de três módulos, o programa didático tem como foco as principais necessidades da cadeia produtiva criativa hoje e abordagens específicas das áreas de atuação em que é centrado. Os temas dos módulos da formação são: Planejamento para Artistas - driblando as incertezas; Ambientação Digital - os novos desafios; Sustentabilidade e Cultura - abordagens desafiantes. Serão abordados ainda conteúdos fundamentais para a profissionalização e formação crítica de artistas, agentes, gestores e produtores culturais.

O programa tem como objetivo ampliar o repertório conceitual e técnico dos profissionais da cultura para auxiliar em sua atuação autônoma no mercado de trabalho. Para isso, conta com 9 apostilas de cada uma das videoaulas. Todo o material ficará disponível como acervo no site do ICV. Também na agenda do programa estão três lives, uma para cada módulo, para esclarecer dúvidas e para a troca de informações sobre o conteúdo entre alunos e professores.

A live inaugural do programa acontece em 6 de abril e será a palestra "O Futuro das Artes" com a participação de profissionais de peso em suas áreas de atuação: Glória Caputo, idealizadora do projeto Vale Música Belém, Chico Pelúcio, ator, diretor, gestor cultural, idealizador e diretor geral do Centro Cultural Galpão Cine Horto, Deborah Colker, bailarina e coreógrafa brasileira à frente da companhia de dança que leva seu nome. A abertura será feita por Flavia Constant, gerente executiva de Investimento Social, Cultural, Pesquisa e Conhecimento da Vale. A mediação será conduzida pela jornalista Adelaide Oliveira.

Maria Helena Cunha, coordenadora geral e curadora do Gestão Contemporânea das Artes fala sobre o programa: "Quando o Instituto Cultural Vale nos convidou para idealizar esse programa de Gestão Contemporânea das Artes, fomos inspirados pelos princípios de uma educação baseada no auto aprendizado, no compartilhamento de conhecimentos e na busca de processos formativos em gestão sensíveis à lógica de desenvolvimento do campo da arte e da cultura".

O Instituto Cultural Vale tem iniciativas para fomentar a economia criativa em toda a sua cadeia produtiva. Além do programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes - Música e Artes Cênicas, oferece capacitação gratuita em formatação e cadastro de projetos via Lei de Incentivo à Cultura e realizará, ainda neste ano, a segunda edição da Chamada Vale de Patrocínios Culturais, que tem como objetivo fazer chegar a todo o território nacional o incentivo à produção cultural. Em 2020, foram selecionados pelo edital 68 projetos em 24 estados e no Distrito Federal para execução em 2021, somando R$25 milhões incentivados com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes

Módulo 1 | Planejamento para artistas: driblando as incertezas, 30/03 O Módulo 1 apresenta as ferramentas de planejamento estratégico para grupos e espaços culturais a partir do desenvolvimento de trabalhos coletivos e colaborativos, considerando a realidade atual. Também trata de aspectos jurídicos da cultura relacionados à institucionalização do setor, processos organizacionais e formalização de grupos e espaços culturais. Apresentação da lógica da legislação cultural no Brasil e os editais para o setor cultural. E elenca as especificidades do planejamento estratégico para as áreas artísticas.

Planejamento para a Cultura: das incertezas à visão de futuro
Maria Helena Cunha (MG)
Aspectos Jurídicos da Cultura
Cris Olivieri (SP)
Planejamento Estratégico voltado para as artes cênicas
Romulo Avelar (MG)
Planejamento Estratégico voltado para o setor da música
Erick Krulikowski (SP)

Live Módulo 1 - Planejamento para artistas - driblando as incertezas - 08/04 às 19h

Módulo 2 | Ambientação digital: os novos desafios, 9/04 O Módulo 2 discute a transformação digital que estamos vivendo e a necessidade de adaptar a rotina diária ao ambiente digital, trazendo modelos e experiência com as especificidades da cultura e da arte. A partir de orientações mais práticas, apresentar as possibilidades de produção de conteúdo virtual. Como utilizar as plataformas virtuais e produzir cultura para seus ambientes e as características de cada área, produção virtual de conteúdo artístico; produção de conteúdo de comunicação para as redes sociais, como gerenciá-las.

Conteúdo Horizontal para um público que quer experiência
Ana Carolina Almeida Souza (Belém)
Produção de Conteúdo para Plataformas Virtuais
Luiz Felipe Fernandes (MG)

Live Módulo 2 - Ambientação digital - os novos desafios, 15/04 às 19h

Módulo 3 | Sustentabilidade e Cultura: abordagens desafiantes, 16/04 O Módulo 3 aborda os desafios da sustentabilidade para o setor cultural: diversificação de fontes de recursos, legislações e editais culturais, financiamento coletivo, estabelecimento de parcerias, desenvolvimento de ações colaborativas, monetização das ações virtuais. Discute as principais experiências sustentáveis a partir da realidade das áreas artísticas - música e artes cênicas e suas características.

Planejando a captação de recursos
João Leiva (SP)
Experiências sustentáveis nas artes cênicas
Fernando Yamamoto (RN)
Desafios à sustentabilidade na cultura: públicos on-line
Daniela Ribas (SP)

Live Módulo 3 - Sustentabilidade e Cultura: abordagens desafiantes, 22/04 às 19h

SERVIÇO
Gestão Contemporânea das Artes - Música e Artes Cênicas
Programa de formação virtual gratuito
Vagas ilimitadas
Videoaulas apostilas e lives
A partir de 30/03 no site: institutoculturalvale.org

Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras