Loading...

Notícia

Publicado: 28/05/2021 01:31h

Instituto Cultural Vale está presente em 35 museus e centros culturais

Instituto Cultural Vale está presente em 35 museus e centros culturais
Atuação se dá através de espaços próprios e patrocínios e se baseia no acesso à cultura como ferramenta de transformação social

O Instituto Cultural Vale investe e fomenta as múltiplas manifestações culturais brasileiras, em toda a sua diversidade e espaços. Por isso, está presente em 35 museus e centros culturais: quatro espaços próprios - Museu Vale (ES), Memorial Minas Gerais Vale (MG), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA) - e outros 31 espaços culturais patrocinados com recursos próprios e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Em 2019, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2021 como o Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável. Em linha com as diretrizes da ONU e com os indicadores de cultura da Agenda 2030 da UNESCO, o Instituto Cultural Vale está inserido em projetos que valorizam a cultura enquanto meio de desenvolvimento social, através do seu poder educativo e do acesso às manifestações culturais para todos e todas.

"O Instituto Cultural Vale percebe, cada vez mais, museus e centros culturais como espaços de encontro, de convivência e de troca de conhecimentos. São, assim, locais fundamentais para a transformação social. A semana dos museus é uma ocasião para celebrarmos nossos museus de hoje. Mas também para promovermos programações que nos permitam refletir sobre o futuro que queremos.", afirma Flavia Constant, diretora executiva do Instituto Cultural Vale.

Espaços culturais próprios

O Instituto Cultural Vale tem quatro espaços culturais próprios. São quatro museus e centros culturais abertos ao público, com visitação gratuita e acessibilidade, atuação junto a escolas e organizações sociais, com identidade e vocação próprias, construídos para e com as comunidades dos territórios onde estão inseridos: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA).

As exposições, oficinas, cursos, shows, editais e outras programações neles criadas geram novos saberes, inspiram e promovem a cocriarão de manifestações artístico-culturais, com os diversos públicos que as experienciam.

Fechados temporariamente desde março de 2020 em função da pandemia da Covid-19, estes espaços mantêm programação online gratuita em seus canais próprios, para conservar vivo o diálogo com seus públicos. Acompanhe a programação no site do Instituto Cultural Vale - institutoculturalvale.org 

Museu Vale

O Museu Vale está instalado na Antiga Estação Ferroviária Pedro Nolasco, às margens da baía de Vitória, em uma área tipicamente industrial e portuária no município de Vila Velha, Espírito Santo. O espaço detém o Certificado de Excelência do site TripAdvisor pela qualidade do serviço prestado no âmbito cultural, além de fazer parte do Hall of Fame do site de viagens por ter recebido o certificado de qualidade durante cinco anos consecutivos.

O espaço é norteado por três pilares: memória ferroviária, arte contemporânea e arte educação. Além de preservar a história da construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, o museu atua ainda de forma integral e continuada, mantendo um papel essencial na formação de jovens e como indutor de atividades culturais na região.

Memorial Minas Gerais Vale

Inaugurado em 2010, o Memorial Minas Gerais Vale integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers' Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI.

Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

Centro Cultural Vale Maranhão

Localizado em um casarão do centro histórico de São Luís, o Centro Cultural Vale Maranhão prioriza a produção cultural maranhense sem deixar de abrir espaço para conteúdos que venham de outros lugares. Tem o objetivo de interagir com o espaço em que está inserido, somando forças com instituições vizinhas para pensar, de maneira conjunta, em maneiras de fortalecer o centro histórico da capital do estado como pólo cultural de reconhecimento nacional.

Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás é um espaço artístico e cultural aberto à comunidade que oferece, gratuitamente, atividades e eventos à população da região, beneficiando pessoas de todas as idades, classes sociais e origens diversas, especialmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Seu compromisso é incentivar, através da arte e da cultura, o conhecimento da população sobre as características da região por meio de iniciativas que utilizem conteúdos relacionados a? identidade cultural do território, aperfeiçoando e capacitando profissionais que atuam em áreas compatíveis com o objetivo da instituição, mediante a oferta de oficinas, palestras, workshops e eventos diversos.

Atuação em rede

O Instituto Cultural Vale é parte integrante do Projeto Museu Nacional Vive, resultado de uma cooperação entre ele, a UFRJ e a UNESCO. O Projeto acaba de lançar um site para conectar ainda mais os diversos públicos do Museu à sua reconstrução. O novo ambiente oferece conteúdo multimídia sobre o andamento das obras, dos projetos e outras atividades, como a recém-lançada exposição virtual "Os Primeiros Brasileiros". Notícias, linha do tempo, cronograma, galerias de imagens e vídeos são algumas das seções já disponíveis em www.museunacionalvive.org.br. 

Nesta Semana Nacional dos Museus o Instituto lança, também ao lado do Museu Nacional, duas publicações sobre coleções etnográficas indígenas patrocinadas pela Vale: "No coração do Brasil: A expedição de Edgar Roquette-Pinto à Serra do Norte, 1912", de Rita de Cássia de Melo Santos, professora da UFPB, e "Mil Peças: Coleções Ticuna do Museu Nacional", de Bianca L. F. de Castro França, colaboradora do SEE. Ambas estão disponíveis para consulta do público no site do Museu Nacional.

Entre suas diversas ações direcionadas para a salvaguarda de nossos bens materiais e imateriais, o Instituto patrocina, entre outros projetos, o Museu do Ipiranga, o MAM do Rio de Janeiro e o MAM de São Paulo, Museu do Amanhã, o Instituto Inhotim, o Museu de Congonhas; apoia também o Museu do Homem Americano, no Piauí, a Oficina Brennand, em Pernambuco, o projeto do Museu Judaico, em São Paulo, e a conservação do Museu de Congonhas e do Museu do Oratório, em Minas Gerais. É também patrocinador da exposição Amilcar de Castro, em cartaz no MuBe, em São Paulo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras