Loading...

Notícia

Publicado: 07/06/2021 14:55h

Iniciativas da Fundação Vale alcançam 2 milhões de pessoas

Iniciativas da Fundação Vale alcançam 2 milhões de pessoas
Projetos nas áreas de saúde, educação e inclusão produtiva contribuíram para o desenvolvimento social em 52 municípios em 2020

As iniciativas da Fundação Vale chegaram, no ano passado, a 2 milhões de pessoas em 52 municípios de seis estados brasileiros: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro. No total, foram R$ 57,7 milhões investidos em projetos nas áreas de educação, saúde básica, inclusão produtiva e proteção social, principais eixos de atuação da entidade.

Em um ano marcado pela pandemia de covid-19, a Fundação adaptou e potencializou ações para atender às demandas das comunidades e mobilizou parcerias que contribuíram para o desenvolvimento social nos locais onde a Vale está presente. Iniciativas já planejadas para 2020 foram adequadas para execução a distância e novas ações foram desenvolvidas para atender às emergências impostas pelo cenário da pandemia. Para saber mais sobre essa atuação, acesse o Relatório de Atividades da Fundação Vale 2020.

“Nosso diálogo com os territórios e o diálogo com os parceiros que estabelecemos ao longo dos anos nos permitiram agir rapidamente mesmo no contexto desafiador que se apresentou. Assumindo um papel de agente integrador de iniciativas e mobilizador de parcerias conseguimos, de forma colaborativa, contribuir para o desenvolvimento social em muitas comunidades onde a Vale atua”, afirma Pâmella De-Cnop, Diretora Executiva da Fundação Vale.

Um exemplo dessa adequação feita em virtude da pandemia foi o projeto Ciclo Saúde, que é voltado para o fortalecimento da atenção básica e teve suas ações direcionadas ao enfrentamento da covid-19. O projeto apoiou 419 Unidades Básicas de Saúde de 29 municípios, responsáveis pelo atendimento de 1,8 milhão de pessoas. Foram doados mais de 460 mil insumos às UBS e cerca de 500 profissionais de saúde passaram por capacitação.

Promover o protagonismo e a autonomia financeira de mulheres e disseminar a cultura do uso de máscaras de proteção foram os principais objetivos da iniciativa Máscara + Renda, que gerou renda para cerca de 2 mil costureiras. Fruto de uma parceria entre a Fundação Vale e a Rede Asta e de uma rede de parceiros que contou com mais de 20 empresas e instituições, a iniciativa gerou cerca de R$ 4 milhões em renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social. As costureiras e artesãs produziram mais de 2 milhões de máscaras, que foram doadas em todas as regiões do país.

No eixo de educação, teve início em 2020 o Projeto Territórios em Rede, fruto de uma parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz e a Wheaton Precious Metals. O projeto está sendo implementado em Marabá (PA) e Serra (ES) para reinserir alunos entre 4 e 16 anos que deixaram de frequentar a escola, cenário agravado durante a pandemia devido à interrupção de aulas presenciais. Para reestabelecer os vínculos de crianças e adolescentes com as escolas, o projeto mobiliza instituições que atuam com proteção social. No total, os projetos de educação da Fundação Vale beneficiaram 164 mil estudantes. Saiba mais sobre a Fundação Vale e as iniciativas em curso em https://www.fundacaovale.org/

Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras