Loading...

Notícia

Publicado: 26/10/2021 21:12h

Conheça histórias de mulheres da comunidade LGBTQIA+ no novo episódio de Mineração Por Elas

Conheça histórias de mulheres da comunidade LGBTQIA+ no novo episódio de Mineração Por Elas
Já estreou nas redes sociais e plataformas digitais da Vale o quarto episódio da websérie Mineração Por Elas. Desta vez, o público poderá conhecer um pouco da história e do olhar de empregadas da comunidade LGBTQIA+ sobre diversidade e inclusão na mineradora. A websérie, que está na segunda temporada, mostra a bem-sucedida e inspiradora presença de mulheres em áreas técnicas, operacionais e de gestão na Vale.

O novo episódio tem como protagonistas Kelly Silva, operadora de equipamentos de instalações Unidade Carajás Serra Sul (S11D), em Canaã dos Carajás/PA; Camilla Szerman, engenheira na Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais/MG e Rosileide Silva, assistente administrativa no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís/MA. Elas relatam a evolução da inclusão na empresa, falam sobre a importância de se sentirem seguras e à vontade para ser quem realmente são e desempenhar com tranquilidade e dedicação suas funções. Veja o episódio completo.

O episódio de estreia desta temporada, que foi ao ar no dia 6 de agosto, traz mulheres pioneiras que falam sobre os desafios que viveram ao serem as primeiras na sua área ou função. Já o segundo conta a história de três mulheres negras orgulhosas por serem exemplo para outras mulheres dentro e fora da empresa. No terceiro episódio, mulheres com deficiência mostram como tem sido trabalhar na Vale e contribuir para que os ambientes sejam cada vez mais acessíveis e inclusivos. Os próximos episódios terão como foco jovens talentos e lideranças. Cada filme dura cerca de cinco minutos e, em formato documental e com protagonismo das personagens, apresenta o olhar de empregadas da Vale de várias regiões do Brasil e de outros países sobre a diversidade na mineração.

“Estamos verdadeiramente empenhados em promover a inclusão e valorizar a diversidade. Seguiremos nessa jornada, juntos. Estes são imperativos éticos conectados com o propósito da Vale de melhorar a vida das pessoas e transformar a sociedade para todas as pessoas”, afirma Marina Quental, vice-presidente executiva de Pessoas da Vale. Segundo ela, a websérie mostra para o público a inserção diversificada das mulheres na Vale nos mais variados cargos, profissões e funções, trazendo inspiração para que outras mulheres vejam que é possível e promissor construir uma carreira na indústria da mineração.

Hormonioterapia, conscientização e celebração do orgulho

A partir deste ano, o plano de saúde dos empregados da Vale no Brasil passou a dar cobertura de 100% para a hormonioterapia para transição de gênero. O benefício se soma a diversas ações de conscientização que buscam valorizar e respeitar as singularidades de cada um e garantir igualdade de acesso às oportunidades. Em junho aconteceu um marco histórico: a realização da 1ª Celebração Vale do Orgulho LGBTQIA+, um show virtual ao vivo voltado para os empregados com a participação de cantores brasileiros. CEO, Vice-Presidentes e mais de 14.000 espectadores, entre empregados e familiares, participaram do evento, que demonstrou o compromisso da Vale de respeitar e valorizar as singularidades de cada pessoa.

Meta de gênero e avanços

Em 2019, a Vale anunciou a meta de dobrar a representatividade de mulheres na sua força de trabalho até 2030, passando de 13% para 26%. E de aumentar a presença de mulheres em cargos de liderança sênior de 12% para 20%. Em setembro deste ano, as mulheres já representavam 18% nas posições de liderança sênior e também 18% do total da força de trabalho da mineradora. São cerca de 4.300 mulheres a mais na empresa desde dezembro de 2019.

Mais de 200 empregadas se inscreveram para participar da websérie

Mais de 200 mulheres compartilharam suas experiências de vida e se inscreveram para participar da segunda temporada do Mineração Por Elas. Por conta do limite de episódios, muitas histórias incríveis ficaram de fora, demonstrando que a mineração também é, cada vez mais, uma indústria onde mulheres podem construir carreira. Assim como na temporada de estreia, a produção vem seguindo todas as recomendações de prevenção e distanciamento social em virtude da pandemia. A websérie Mineração Por Elas é realizada pela equipe de comunicação da Vale em parceria com a 4 Asas Produções. A primeira temporada contou com seis episódios e participação de 25 empregadas da Vale no Brasil e em outros países.

Saiba mais sobre a websérie Mineração Por Elas em www.vale.com/mineracaoporelas

Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras