Loading...

Notícia

Publicado: 17/06/2016 18:26h

Nova tecnologia desenvolvida pela Fibria contribui para reduzir consumo de água no plantio de eucalipto

Nova tecnologia desenvolvida pela Fibria contribui para reduzir consumo de água no plantio de eucalipto

A aplicação de resíduo de celulose permite a formação de um colar de proteção que mantém a umidade ao redor das mudas de eucalipto

Uma nova tecnologia desenvolvida pela Fibria pretende contribuir para reduzir o uso de água na irrigação das mudas após o plantio. A solução foi criada na unidade da empresa, em Aracruz (ES), em uma parceria entre o Centro de Tecnologia e a área de Desenvolvimento Operacional Florestal. Trata-se do colar de proteção de mudas, que consiste na aplicação de uma mistura de resíduos de celulose ao redor da planta. Essa mistura forma uma camada de proteção do solo, reduzindo a temperatura e mantendo a umidade na cova de plantio. Como resultado, a necessidade de irrigação é menor.

Essa tecnologia foi desenvolvida com base em pesquisas iniciadas em 2007 e, nos últimos anos, o método de aplicação da mistura foi aprimorado. Estudos conduzidos em campo demonstraram que é possível eliminar, pelo menos, uma operação de irrigação nos períodos mais secos do ano, reduzindo o uso de água em cerca de 6.500 litros/hectare de plantio. “Esses resultados motivaram a empresa a solicitar a patente da nova tecnologia”, disse o coordenador de pesquisa da Fibria, Reginaldo Mafia, um dos autores da patente.

Em períodos de estiagem, a irrigação das mudas de eucalipto geralmente é feita nos primeiros 30 dias após o plantio. Além da redução no consumo de água, o uso do colar de proteção reduz a mortalidade e a necessidade de replantio. Durante o desenvolvimento do colar de proteção de mudas, foram realizados vários testes em Aracruz (ES) e em Três Lagoas (MS), até chegar à forma mais adequada de aplicação na atividade operacional.

O coordenador de Desenvolvimento Operacional da Fibria e também um dos inventores, Edmilson Bitti, explica que, após comprovação da viabilidade técnica, a tecnologia está atualmente em fase de implantação em âmbito operacional, para avaliação dos resultados em maior escala.

A fim de minimizar a necessidade do uso de água, a Fibria já utiliza no plantio um polímero hidrogel, que absorve grande quantidade de água e ajuda a manter a umidade do solo. “O uso do colar de celulose é mais uma tecnologia, totalmente desenvolvida pela própria empresa, que visa reduzir o uso de água nas operações de plantio”, afirma Guilherme Christo, coordenador de Silvicultura da Fibria na regional Aracruz.

Fonte: Assessoria de imprensa Fibria

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras