Iniciativa marca o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento
A Samarco lançou uma página web exclusiva sobre Diversidade no site da empresa, nesta quinta-feira (18/05). O conteúdo pode ser acessado neste link e marca o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, celebrado em 21 de maio. Os empregados (as) também participaram da palestra “O Valor da Diversidade”, conduzida pelas consultoras Julia Drezza e Thalita Matta da empresa Mais Diversidade. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), reforça a ideia de que a cultura é patrimônio comum da humanidade e deve ser valorizada por todos (as).
As ações foram realizadas no âmbito do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&IE), lançado pela empresa em 2021, para fortalecer as ações de promoção da equidade racial, de gênero, da pessoa com deficiência e das pessoas LGBTI+. O programa está atrelado ao propósito de fazer uma mineração diferente.
O gerente-geral de Estratégia, Inovação e TI, Thiago Marchezi e a gerente de Atração e Desenvolvimento, Adriana Gomes, participaram do encontro online. “Envolvemos os empregados (as) frequentemente nessas ações para ampliar a reflexão sobre a temática que faz parte da nossa cultura organizacional. Nosso objetivo é garantir um ambiente cada vez mais diverso e inclusivo, contribuindo para um mundo mais justo e equânime. A página no site é mais uma ferramenta para ampliarmos o debate sobre a diversidade e também para disseminar informações e compartilhar valor com a sociedade”, destacou Adriana Gomes.
Promoção da Diversidade
Entre as ações realizadas em interface com Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) estão vagas e os programas afirmativos, como o Programa de Estágio Mulheres na Mineração e o Programa Aprendiz para jovens negros (as), entre outros. Para lactantes, a empresa está implantando salas para extração e acondicionamento diário de leite materno nas unidades da Samarco, também ocorre adaptação da infraestrutura de banheiros e vestiários para os diversos públicos , que foram revisitadas para melhor atender às mulheres e pessoas com deficiência. Bem como a confecção de uniformes operacionais e EPI´s para grávidas e uniformes técnicas . A Samarco mantém escuta ativa e segue atenta às demandas, por meio do comitê e dos grupos de diversidade formados por empregados (as).