Loading...

Notícia

Publicado: 06/10/2022 15:08h

Samarco implanta Sistema de Bloqueio para Transportadores de Correia como proteção adicional

Samarco implanta Sistema de Bloqueio para Transportadores de Correia como proteção adicional

Tecnologia foi ampliada para os equipamentos reforçando a segurança dos empregados (as)

A Samarco implantou o Sistema de Bloqueio Lógico (SBL) nos Transportadores de Correia de Longa Distância (TCLD) para conferir mais segurança ao processo de bloqueio de energia nas atividades de manutenção. O SBL, que já está instalado no Concentrador 3 e na Filtragem de rejeitos do Complexo de Germano, em Mariana (MG), recentemente foi ampliado para o TCLD, que possui a função de transportar o minério de ferro, extraído da mina, até as plantas de concentração. O sistema funciona como uma barreira a mais para resguardar os empregados (as) que atuam nas atividades de manutenção e para os eletricistas que executam o bloqueio. A tecnologia foi desenvolvida pela Samarco em parceria com a empresa IHM Stefanini.

O engenheiro de automação Alexandre Martins ressaltou que o Sistema de Bloqueio Lógico opera como uma camada adicional de proteção. Os transportadores de correia também contam com o bloqueio elétrico que atua diretamente na fonte de energia.

“O bloqueio lógico é uma barreira inserida na programação de acionamento de um equipamento elétrico automatizado. Com essa barreira, o equipamento assume o estado bloqueado no sistema de supervisão e operação da planta, tornando impossível ligá-lo via comando da sala de controle ou por comando local. A barreira é inserida quando, por meio de um computador instalado na sala elétrica, o eletricista associa a matrícula do responsável pela atividade ao equipamento bloqueado”, explicou Alexandre.

“A expectativa é que o sistema seja instalado também na área da Mina, no Complexo de Germano (MG), até o final deste ano. O objetivo é implantar esse sistema de bloqueio em todas as áreas de operação da empresa, que vem desenvolvendo projetos inovadores em prol de uma mineração diferente, mais segura e sustentável”, complementa o engenheiro especialista Vinícius Wiermann.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Samarco
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras