Loading...

Notícia

Publicado: 26/03/2014 17:57h

Samarco entrega obras de calçamento do bairro Porto Grande, em Guarapari

Samarco entrega obras de calçamento do bairro Porto Grande, em Guarapari

                                                Todo o bairro foi pavimentado, em uma obra indicada pela comunidade 

Moradores de Porto Grande, em Guarapari, receberão, nesta semana, a finalização das obras de pavimentação de todo o bairro. O projeto de calçamento das ruas foi indicado pela comunidade e realizado dentro do plano de investimentos previstos no Termo de Compromisso Socioambiental, o TCSA da Samarco. Cerca de 400 pessoas que vivem na região serão beneficiadas com os resultados. A solenidade oficial de entrega será realizada na próxima quinta-feira (27/03), às 17 horas.

A pavimentação de Porto Grande é a primeira obra a ser entregue por meio do TCSA da Samarco, que contempla também outros projetos de infraestrutura, com foco em saúde e cidadania. Também em Guarapari, já está em andamento a construção da Unidade de Saúde de Jabaraí e, em Piúma, a reforma do Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição. No município de Anchieta será construída a Casa do Cidadão.

Todos os projetos realizados dentro do TCSA foram definidos pelos signatários do Termo, que têm representantes em uma comissão criada para discutir e deliberar sobre os investimentos a serem feitos pela Samarco. “A entrega desta primeira obra do TCSA representa a concretização de mais um compromisso da Samarco com suas comunidades vizinhas. Reconhecemos a importância deste empreendimento para os moradores, que indicaram o calçamento do bairro Porto Grande entre suas prioridades. Isso nos dá a segurança de investir naquilo que é realmente um interesse legítimo da sociedade”, destacou Rodolpho Samorini Filho, Gerente Geral de Comunicação e de Desenvolvimento Socioinstitucional em exercício da Samarco.

Reaproveitamento

Nas obras de calçamento de Porto Grande foram pavimentados 6 mil metros quadrados de ruas com blocos intertravados, o que abrange todo o bairro. Desse total, parte foi calçada com a utilização de blocos produzidos com o uso de um subproduto arenoso proveniente do beneficiamento de minério de ferro. O desenvolvimento do bloco foi feito pela Samarco, que desenvolve linhas de pesquisa, coordenadas pela Gerência Geral de Tecnologia e Ecoeficiência. O objetivo da empresa é reaproveitar subprodutos gerados em suas etapas produtivas.

O produto, que tem as mesmas características dos blocos convencionais, atende a todas as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “A utilização dos blocos neste tipo de projeto está ligada à visão de sustentabilidade da Samarco. O material arenoso proveniente da etapa de beneficiamento do minério de ferro, agora ganha valor e substitui um dos agregados finos normalmente usados na fabricação dos blocos. Isso permite a destinação do material para o uso na construção civil”, explicou Alessandra Prata, engenheira da Samarco.

Outra vantagem é que os blocos intertravados, usados no calçamento do bairro, permitem o escoamento superficial da água da chuva, reduzindo a formação de poças. A fabricação dos blocos desenvolvidos com o subproduto da Samarco foi feita pela Unistein, empresa localizada na cidade de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais. Esse desenvolvimento foi realizado em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN).

TCSA

A obra de pavimentação do Bairro Porto Grande teve início em dezembro de 2013 e foi uma escolha da comunidade de Guarapari, dentro do Termo de Compromisso Socioambiental (TCSA) da Samarco. Investimentos em infraestrutura, definidos por meio do TCSA, somam um montante de R$ 8 milhões. O Termo prevê a atuação compartilhada entre o setor público, organizações da sociedade civil e iniciativa privada, delimitando as obrigações, atribuições e responsabilidades dos envolvidos. O TCSA foi assinado entre o Estado do Espírito Santo, com interveniência técnica do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), o Ministério Público, os municípios de Anchieta, Guarapari e Piúma e a Samarco.

Serviço: Entrega: Calçamento do bairro Porto Grande Data: 27/03/2014 Horário: 17 horas Endereço: Bairro Porto Grande, Guarapari. (Entrada pela Rodovia do Sol, logo após Meaípe, no sentido Anchieta).

Fonte: RP1 Comunicação

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras