Loading...

Notícia

Publicado: 04/08/2021 17:45h

Projeto vai apoiar a revitalização de Bibliotecas Públicas em municípios da Bacia do Rio Doce

Projeto vai apoiar a revitalização de Bibliotecas Públicas em municípios da Bacia do Rio Doce
Para incentivar a leitura, servidores de 39 localidades de MG e do ES serão capacitados para criar planos de modernização desses espaços

A Fundação Renova deu início ao Projeto de Incentivo à Leitura nos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão (MG). A iniciativa tem como objetivo apoiar a modernização das bibliotecas públicas municipais a partir do estímulo à interação e à valorização profissional e o incentivo à leitura em 35 municípios de Minas Gerais e quatro do Espírito Santo. O projeto é voltado para capacitação de servidores públicos que atuam nesses espaços, buscando contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população. A meta é apoiar uma biblioteca pública por cidade.

O projeto conta com o apoio dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais e do Espírito Santo e parceria da Sapion Nova Educação, empresa com experiência na condução de processos participativos, formações e projetos de impacto na área educacional. Cada prefeitura poderá indicar de dois a quatro servidores ligados à biblioteca pública municipal, como bibliotecários, monitores, auxiliares, dentre outros profissionais, para participar de uma capacitação on-line, realizada entre agosto e novembro de 2021. A atividade irá trabalhar conteúdos relacionados à gestão de bibliotecas e ainda nesta etapa serão definidas as ações para contribuir com a modernização e dinamização da biblioteca como um local de conhecimento e transformação. 

Os servidores também serão orientados a elaborar o plano de revitalização dos espaços. Esse processo parte de um cardápio de opções, nas categorias de acervo (aquisição de livros), mobiliário e equipamento, capacitação, infraestrutura e acessibilidade. Cada município participante terá até R$ 200 mil para montar seu plano de revitalização. Ao final do processo, a próxima etapa será a aquisição e entrega dos materiais pela Fundação Renova. 

Segundo Daniela Terra, analista de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, “o  projeto impactará os municípios que participarem das atividades em duas frentes: pela aquisição de itens importantes para o acervo e espaço físico das bibliotecas e pelo reforço da atuação dos profissionais que trabalham nesses espaços, pelo reconhecimento do seu papel como agente de transformação e elo fundamental entre as bibliotecas públicas e a comunidade local”, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras