Loading...

Notícia

Publicado: 10/06/2014 18:41h

Projeto de Redução de Custos Operacionais da Samarco é premiado

Projeto de Redução de Custos Operacionais da Samarco é premiado

Na última semana, a Samarco marcou presença em importantes eventos do setor promovidos pela Revista Minérios & Minerales, em Belo Horizonte. No dia 13 de maio, terça-feira, a empresa recebeu o Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, e nos dias 13 e 14 participou do VI Workshop Redução de Custos.

Excelência reconhecida

A premiação da Samarco veio com o projeto "Redução de custos operacionais com pneus na mineração", que consiste na redução do custo operacional com pneus na unidade de Germano, em Minas Gerais. O evento, que está em sua 16ª edição, homenageou 18 empresas da área que desenvolveram ações de incentivo à segurança, produtividade e sustentabilidade.

Com a utilização da metodologia Lean Seis Sigma DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar), a empresa percebeu que o investimento em pneus correspondia a 18% do total gasto com materiais e que a média de pneus perdidos prematuramente para sucateamento era de 1,58 pneus por mês devido a falhas operacionais. A partir da implantação de medidas simples, como o monitoramento online de temperatura e pressão dos pneus e melhoria nas condições das pistas, foi registrada uma queda de 50,6% no sucateamento desses materiais ao longo de 12 meses, o que significou uma economia de mais de R$ 1,2 milhão para a Samarco. Além do ganho financeiro, a diminuição no consumo de pneus contribuiu para minimizar o impacto ambiental e aumentar a segurança nas operações da mina, reduzindo o risco de acidentes, como estouro e perda de pneus, e aumentar a disponibilidade física da frota.

O engenheiro de Mineração Heitor Lobo, integrante do grupo de profissionais que desenvolveu o projeto, acredita que o reconhecimento veio para certificar o compromisso da empresa com a excelência. “Recebemos com muito orgulho e satisfação esse prêmio em nome da Samarco, mostrando que somos parte de uma organização que investe em práticas de economia de recursos e desenvolvimento sustentável”, comemorou ele.

Para encerrar a programação de eventos, na terça e quarta feira, representantes da Samarco apresentaram a concepção e os resultados da iniciativa no workshop de Redução de Custos na Mina e na Planta.

Fonte: RP1 Comunicação

Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras