O presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, recebeu o título de Cidadão Honorário de Ouro Preto. Esse título reconhece indivíduos (as) que desempenharam atividades com contribuições significativas no desenvolvimento e bem-estar do município, sendo uma das mais altas honrarias dadas pelo Legislativo Municipal. O evento aconteceu no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Durante a cerimônia, Rodrigo ressaltou a relevância histórica e cultural da cidade de Ouro Preto, a honra em receber o título e a responsabilidade que vem junto com ele:
“É com muita humildade e responsabilidade que reconheço meus desafios, e claro, me comprometo com os nossos empregados e contratados, com a sociedade, com nossos vizinhos especialmente do distrito de Antônio Pereira e com todos vocês. É meu dever, ainda mais agora depois de receber essa honraria, zelar por este patrimônio e promover ainda mais os valores que Ouro Preto representa”.
O presidente da Samarco relembrou a relação iniciada há cerca de 30 anos com o município de Ouro Preto, quando ainda era aluno de Engenharia Metalúrgica na Ufop. “Agradeço a todos os amigos e colegas que me apoiaram ao longo da minha jornada. A minha família, aos meus professores e tutores, sem o suporte e a inspiração de vocês esse reconhecimento não seria possível. Minha gratidão também se estende aos cidadãos de Ouro Preto, cuja acolhida e generosidade me fizeram sentir parte desta comunidade desde o primeiro dia da minha vida acadêmica”, concluiu.
A empresa
Atualmente, a Samarco emprega cerca de 13 mil pessoas (empregados próprios e contratados) e mantém mais de 1,5 fornecedores nas áreas em que atua. Para os próximos dois anos, a expectativa é gerar até 3 mil novos postos de trabalho, sendo 600 vagas diretas, preparando a empresa para chegar a 60% da capacidade produtiva.