Após 18 meses de formação, 23 alunos do curso de Automação Industrial oferecido pela Samarco, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), receberam certificado de conclusão da qualificação no último dia 10 de maio. Todos os alunos são moradores de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto (MG), que está contemplado no programa de qualificação profissional da empresa.
Automação Industrial é um dos 13 cursos técnicos e de qualificação oferecidos pela Samarco na programação de 2023, quando foram abertas mais de 350 vagas em Minas Gerais. A iniciativa faz parte do programa ‘Força Local’, que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento das comunidades onde a empresa atua, em Minas Gerais e no Espírito Santo, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho e geração de renda.
Estiveram presentes o representante do poder público, vereador Vander Leitoa, a diretora do Centro Administrativo de Antônio Pereira, Marlete Deusdeth, a coordenadora do Centro Educacional Padre Ângelo, Sra. Jacyra, além da coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social ( CRAS) de Antônio Pereira, Rosângela Ramos.
Gabriel Reis, que recebeu homenagem durante a formatura como “Aluno Destaque” do curso, disse que a oferta da qualificação na cidade facilitou a aprendizagem. “Foi uma formação muito boa que a gente não tinha aqui em Antônio Pereira e foi bem mais confortável e mais fácil aprender porque, normalmente, a gente tem muito cansaço físico e mental para chegar à noite e fazer cursos em outros lugares”, ressaltou, ao agradecer a oportunidade.
Homenageada como “Aluna Destaque”, Débora Faria disse que conciliar o trabalho e a dedicação à família com a programação do curso exigiu esforço e dedicação. “Faz muitos anos que saí da escola e já estou com 34 anos e é muito difícil deixar minha família, meus filhos em casa para estudar, mas graças a Deus e graças à oportunidade que eu tive de chegar até aqui, eu tenho certeza que não vou desistir de estudar”, reforçou.
O instrutor do Senai, Luiz Fonseca, elogiou a dedicação dos alunos. “Hoje é um dia especial porque a gente conseguiu cumprir a missão de formar pessoas da comunidade de Antônio Pereira em Automação Industrial. A turma foi muito dedicada; trabalhavam de dia e chegavam à noite, enfrentavam os estudos e conseguiram essa recompensa, que é o conhecimento”, frisou.
O analista de RH da Gerência de Atração e Desenvolvimento da Samarco, Alan Resende, destacou a abertura de novas oportunidades de emprego e renda que a qualificação possibilita aos moradores atendidos em Antônio Pereira. “A Samarco reforça o compromisso com nossas comunidades vizinhas no desenvolvimento das pessoas. A concretização de mais uma etapa pode abrir um leque maior de oportunidades para esses alunos. Sabemos o quanto é desafiador trabalhar e estudar, mas se estamos aqui hoje, comemorando esse momento com os alunos de Antônio Pereira, é graças ao esforço de cada um deles”, disse Alan Resende.
O analista de Desenvolvimento Socioinstitucional da Samarco, Rodolfo Fernandes, destacou os impactos positivos da formação. "A formatura não apenas celebra conquistas individuais, mas também simboliza um passo crucial no caminho do desenvolvimento social e econômico em Antônio Pereira. Ao longo da jornada, pudemos acompanhar de perto não apenas o crescimento técnico e a qualificação dos alunos e alunas, mas também o fortalecimento dos laços sociais e comunitários", pontuou Rodolfo.