Loading...

Notícia

Publicado: 15/03/2022 17:59h

Equipamentos não tripulados promovem segurança no monitoramento geotécnico

Equipamentos não tripulados promovem segurança no monitoramento geotécnico

Equipamentos como o Veículo Aéreo (Vant) e de Embarcação, ambos não tripulados, garantem maior precisão no monitoramento de todas as estruturas geotécnicas da Samarco. As novas tecnologias são utilizadas pela empresa, desde 2021, por meio do Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI). As ferramentas proporcionam aprimoramento geotécnico e maior produtividade na aquisição de dados geométricos como mapeamentos, inspeções e topografia. Dessa forma, contribuem para maior eficiência no acompanhamento das estruturas e da evolução das obras, em andamento, descaracterização da barragem e cava do Germano.     

Além da qualidade e agilidade na obtenção das informações coletadas, os dois equipamentos operados de forma remota garantem mais segurança aos técnicos e operadores na execução do monitoramento, evitando realizar atividades de topografia no modo convencional.   

“Do ponto de vista técnico, ganhamos em produtividade.  Uma equipe de topografia convencional produz, em média, 8 hectares de levantamento/dia. Utilizando o Vant com o kit de baterias que temos hoje, podemos mapear uma área de 600 hectares. Quanto à embarcação, ganhamos em precisão na navegação e maior repetibilidade nos dados coletados, o que permite maior precisão nos dados”, explica o analista de processos da gerência de Geotecnia e responsável técnico da atividade, Rodrigo Estevam.  

Clique aqui e conheça os novos equipamentos não tripulados.

Segurança

O Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI) atua 24 horas por dia, sete dias por semana. A unidade conta com cerca de 1.500 equipamentos de última geração, que transmitem os dados em tempo real para uma equipe especializada, formada por técnicos e engenheiros especialistas que fazem inspeções visuais e interpretação sistemática dos resultados dos instrumentos automáticos e manuais. Também são realizadas inspeções periódicas em campo. O monitoramento geotécnico da Samarco é realizado de acordo com as principais práticas de segurança da engenharia e de forma integrada. 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Samarco
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras