Loading...

Notícia

Publicado: 28/04/2022 16:10h

Artigo: Compromisso inegociável com a saúde e segurança

Artigo: Compromisso inegociável com a saúde e segurança

Por Daniel Medeiros – gerente-geral de Sustentabilidade da Samarco 

O dia mundial da segurança e saúde de trabalho - 28 de abril - marca uma jornada construída diariamente e em constante evolução. É assim que tratamos na Samarco esse compromisso inegociável e nos dedicamos a todo momento a promover um ambiente de trabalho seguro e saudável para nossos empregados.    

Acreditamos que segurança e saúde ocupacional são direitos de todos e que a prevenção é a única forma de garanti-los. Neste sentido, direitos, deveres e responsabilidades são compartilhados, em um sistema de participação ativa de todos.    

Na Samarco, somos cerca de 9 mil pessoas, entre empregados e empregadas diretos e contratados, diariamente, em nossas plantas, porto e escritórios com rotinas e características diferentes, mas com o compromisso único com a saúde e com a segurança. Nesta jornada, um de nossos traços culturais nos impulsiona: a parceria e confiança.      

Este é o diferencial de nossas ferramentas e processos, como o Programa de Observação do Trabalho Seguro (POTS), no qual 325 empregados (as) participaram nos últimos anos deste método de observação, desenvolvendo uma melhor percepção de riscos e comportamentos mais seguros durante a realização das atividades. A empresa desenvolve ainda programas como o Cuidado Ativo (FCA) e Falaad, que significa um olhar para a Frente, Atrás, Lados, Acima, Abaixo e Dentro. 

Por meio do trabalho em equipe, buscamos monitorar continuamente o comportamento correto e desenvolver o cuidado ativo. Na prática, quando uma pessoa auxilia a outra e se preocupa com a saúde e com a segurança do colega de trabalho, obtemos melhores resultados, reduzimos acidentes e valorizamos a vida.   

Além de campanhas e ferramentas de prevenção de acidentes, são desenvolvidos projetos e programas voltados para a valorização da saúde física e psicossocial de nossos empregados e empregadas. Afinal, é preciso estar bem para ter atenção e concentração plena para desenvolver as atividades com segurança.     

Nesta nossa trajetória de gestão para um ambiente saudável, notamos também a importância da participação da liderança. Contar com a presença de líderes em campo reforça a importância do tema para a organização. Como segurança é um valor, ela é papel de todos.    

Por fim, é importante reconhecer quem se compromete com o comportamento seguro. Valorizamos cada atitude e por isso cada ato recebe uma “curtida” simbólica e a sequência de bons atos leva nosso empregado (a) a um almoço de troca de experiências com demais profissionais que se destacaram e o corpo gerencial.    

Desde o início do Programa, em 2019, 2.800 profissionais foram reconhecidos, 600 só no início deste ano. Esses números mostram que estamos no caminho certo, de nosso propósito de acidente zero. Acreditamos que esta marca é possível, mas não é uma tarefa fácil e nem um simples desafio. Trata-se do resultado final de um processo organizado e sistêmico, em que contamos e valorizamos as pessoas.    

Garantir que todos que estão conosco em nosso dia a dia, contribuindo para construir uma mineração diferente, voltem para suas casas seguros, com boa saúde física e mental é mais do que nosso dever, é nosso compromisso e um direito de nossos empregados (as) e contratados (as).


Fonte: Assessoria de Imprensa da Samarco
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras