Loading...

Notícia

Publicado: 27/10/2021 00:00h

Artigo - A Inovação na Samarco

Artigo - A Inovação na Samarco
Bruno S. Pimentel – Gerente de Desenvolvimento do Negócio e Inovação da Samarco 

O que torna uma empresa inovadora? O que a posiciona como referência em inovação no seu segmento? No mês em que se comemora o Dia Nacional da Inovação, vamos trazer algumas reflexões e compartilhar o que andamos fazendo na Samarco. 

Podemos enumerar algumas características de empresas inovadoras, mas se tivermos que escolher apenas uma, sem dúvida alguma são as suas pessoas. Afinal, inovação é um fenômeno social. 

Pessoas motivadas, talentosas e, sobretudo, inspiradas a lançar um olhar diferente sobre o seu dia a dia, e enxergar oportunidades em meio a tantos desafios, são o principal ativo para a inovação nas organizações. 

Inovação não é só pesquisa e desenvolvimento. Não demanda, parafraseando Arthur C. Clarke, tecnologias “indistinguíveis de mágica”. 

Inovação demanda interação, demanda diálogo, demanda um terreno fértil e acolhedor e, em especial, uma cultura de abertura e colaboração. E para isso, precisamos estar abertos às incertezas que criam possibilidades de alcançarmos resultados superiores – resultados que não seriam alcançados se sempre fizéssemos o que sempre foi feito. 

A Samarco já nasceu inovadora, sendo pioneira no Brasil na exploração de minérios de baixo teor, além de ser a primeira mineradora com cadeia logística própria e integrada, com mina, mineroduto e porto. Não é à toa que inovação é um dos nossos principais traços culturais. 

Temos hoje uma série de programas de inovação, desdobrados diretamente da nossa estratégia. Estes programas buscam: 

- Desenvolver soluções para rejeitos, minimizando sua geração, maximizando seu aproveitamento econômico, e criando métodos para sua disposição final segura, livre de barragens;
 
- Desenvolver tecnologias para aprimorar nossos processos produtivos, aumentando sua eficiência e reduzindo as emissões de carbono e de gases de efeito estufa; 

- Desenvolver novos modelos de negócio a partir das capacidades e competências existentes, alcançando parceiros estratégicos e maximizando a criação e o compartilhamento de valor; 

- Integrar processos e transformar a cultura organizacional, desenvolvendo novos valores e contribuindo para o alcance dos objetivos estratégicos da Samarco. 

Além disso, nosso programa interno de geração de ideias, batizado de “Ideias de Valor”, conta com ampla participação dos nossos empregados e tem produzido resultados significativos para as nossas operações, aumentando a segurança operacional, reduzindo perdas e contribuindo para a agilidade dos nossos processos. 

Também contamos com uma série de iniciativas de inovação aberta junto aos principais hubs de inovação nacional, fortalecendo temáticas como Indústria 4.0, Sustentabilidade e Segurança. Parcerias com startups desenvolvidas junto ao Mining Hub, Findeslab, Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC) e pelo nosso próprio Desafio MinerALL abrem espaço para provas de conceito que ganham escala industrial e de mercado. 

Apesar de boa parte desses projetos buscar inovações de eficiência (como seria natural em uma empresa baseada em processos), temos nos aventurado também em projetos que se aproximam das inovações criadoras de mercado, um conceito interessante trazido por Efosa Ojomo e Clayton Christensen. Por exemplo, a parceria da Samarco com a Universidade Federal de Ouro Preto no desenvolvimento do projeto APICRIM abre uma série de possibilidades de criação de impacto positivo econômico, ambiental e social. 

Naquele projeto, objetivo é desenvolver soluções para contribuir com a recuperação de áreas degradadas pela mineração, usando o alecrim do campo como fonte de renovação e a apicultura como fonte polinizadora. As tecnologias desenvolvidas incluem ainda a avaliação do potencial terapêutico da própolis e o desenvolvimento de um sistema cooperativo entre produtores locais. 

Estes são apenas alguns exemplos que mostram como a inovação permeia toda a Samarco, como envolve todas as suas áreas, e como é desenvolvida por todas as equipes no seu dia a dia. Estamos acelerando nossos processos e ampliando nosso investimento, com a certeza de termos resultados ainda maiores no próximo ano. 

Essa é a mineração diferente que buscamos: com colaboração, competência, engajamento e compartilhamento de valor. 

Fonte: Print Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras