A partir desta quarta-feira (13/09), a Ouvidoria da Samarco está com um novo nome – Canal de Ética. O espaço é destinado ao recebimento de relatos relacionados a infrações ou suspeitas de infrações ao Código de Conduta e políticas da Samarco, ou seja, relacionados à discriminação, assédio, conflito de interesses, fraude, corrupção, entre outras.
O objetivo é direcionar melhor as pessoas para a utilização do canal e, consequentemente, ter uma otimização na tratativa dos relatos. Isso porque “Ouvidoria” transmitia a ideia de que o canal era mais abrangente, fazendo com que a Samarco recebesse relatos de diversos assuntos que não estavam relacionados com postura ética e descumprimento ao Código de Conduta e políticas da empresa.
O site do Canal de Ética foi repaginado, está mais intuitivo e com informações mais completas, o que resultará em um trabalho de apuração mais assertivo.
O canal pode ser utilizado pelo público interno e externo. O processo de recebimento dos relatos conta com apoio de empresa especializada e independente para garantir a confidencialidade e imparcialidade no tratamento das informações. Além disso, a Samarco não permite retaliação de qualquer natureza contra quem faz o relato ou contra qualquer pessoa que colabore com informações no processo de investigação de um relato.
O Canal de Ética pode ser acessado pelo 0800 377 8002 (ligação gratuita), pelo e-mail canaldeetica@samarco.com ou pelo site www.canaldeetica.com.br/samarco