Loading...

Notícia

Publicado: 16/02/2022 12:34h

60 negócios nas Vilas de Regência e Povoação serão atendidos pelo programa de recuperação de micro e pequenos negócios

60 negócios nas Vilas de Regência e Povoação serão atendidos pelo programa de recuperação de micro e pequenos negócios

A ação visa auxiliar a retomada da sustentabilidade das empresas por meio da reestruturação do modelo de negócio.

A partir deste mês, serão mobilizados até 60 empreendedores, formais e informais, nas vilas de Regência e Povoação, em Linhares (ES), para a segunda fase do projeto de consultoria para desenvolvimento de negócios. A iniciativa é promovida pelo Programa de Recuperação de Micro e Pequenos Negócios da Fundação Renova, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Voltada aos micros e pequenos negócios dos setores de comércio, serviço e produtivo, diretamente impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015, em Mariana (MG), a ação visa auxiliar a retomada da sustentabilidade das empresas por meio da reestruturação do modelo de negócio, planejamento e orientação para vendas, atendimento ao mercado, marketing digital e organização financeira.

A consultoria tem duração estimada de 5 meses, e os empreendimentos poderão ainda ser beneficiados com insumos/equipamentos necessários para estruturação do negócio.

O analista dos Programas Socioeconômicos, Kadio Serge Aristide, destaca: “Estamos trabalhando para a retomada dos negócios impactados na região e é importante que o comerciante conheça e participe da consultoria para retomar ou melhorar seu atendimento e se tornar mais competitivo no mercado. Assim, poderá contribuir também para o fomento à economia local”.

Etapas do Programa

Primeira fase

Após o mapeamento dos negócios da região, os consultores do IEL realizam visitas aos empreendimentos para apresentarem o projeto e formalizarem a adesão à iniciativa, com o preenchimento e a assinatura do termo pelo responsável do negócio. 

A primeira fase de consultoria foi iniciada em julho de 2021 e contemplava 80 negócios, sendo 60 em Regência e 20 em Povoação. No entanto, devido aos transtornos causados pela pandemia do coronavírus e pelas chuvas, houve um atraso no cronograma de conclusão do processo e a nova previsão é de que os atendimentos sejam concluídos até fevereiro deste ano.

Segunda fase

Será realizado um diagnóstico das principais necessidades de gestão e organização da empresa participante, gerando pontos a serem trabalhados para potencializar o negócio.

Terceira fase

A consultoria ofertará capacitações remotas e presenciais em gestão, planejamento, vendas, atendimento, marketing digital e organização financeira. Ao todo, serão disponibilizadas 16 horas de videoaulas e 44 horas individuais de consultoria por empresa.

Durante o desenvolvimento do projeto, haverá o acompanhamento contínuo dos negócios com os empreendedores. Ao final, será realizada uma avaliação de impacto para verificar os resultados alcançados.

Para esclarecer dúvidas sobre o projeto, o empreendedor pode entrar em contato com Kadio Aristide pelo e-mail kadio.aristide@fundacaorenova.org ou telefone (31) 99761-2785.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação Renova
Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras