A Petrobras divulgou, nesta quarta-feira (21/11), os projetos socioambientais que patrocinará na Bacia de Campos entre 2018 e 2020. A companhia investirá mais de R$ 7 milhões em iniciativas localizadas nesta região, beneficiando cerca de 5 mil pessoas de oito municípios. Foram contemplados os projetos Centro de Esporte e Educação, Navegando na Poesia e Conectora de Oportunidades.
Através da educação complementar com esportes e outras atividades lúdicas, o Centro de Esporte e Educação visará a atender 240 crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda de Macaé. Já o projeto Navegando na Poesia trabalhará temas relacionados à cidadania, como educação ambiental, igualdade racial e participação social, através da leitura e escrita em oficinas literárias de 40 escolas municipais da região. E o projeto Conectora de Oportunidades promoverá ciclos de formação e mentoria a 450 pessoas que desejem orientação para a vida social, educacional e profissional.
O gerente geral da Unidade de Operações da Bacia de Campos, Marco Guerra, enfatizou a importância desses projetos para a Petrobras: "É parte da política de responsabilidade social da empresa investir em programas e projetos socioambientais. E, assim, contribuir para as comunidades onde a companhia atua e colaborar para a conservação do meio ambiente e da melhoria das condições de vida".
"Os projetos, em sua maioria, são resultados de demanda das próprias comunidades do entorno, como preparação para o mercado de trabalho e atividades que estimulem aspectos de cidadania e protagonismo de crianças e adolescentes", explicou a gerente setorial de Integração Regional e Relacionamento Comunitário para Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, Marcela Silva e Souza Levigard. "Além disso, esses projetos passam por um processo de avaliação criteriosa, de apresentação de relatório, de comprovação de atividades realizadas, garantindo a qualidade das iniciativas apoiadas", complementou.
Projetos com atuação nacional
Dos projetos de abrangência nacional já patrocinados pela Petrobras, cinco têm atuação também na Bacia de Campos. São eles: Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, Mantas do Brasil, Coral Vivo, Albatroz e Tamar. A Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, por exemplo, beneficiará 40 escolas e cerca de 80 professores de educação física na região. A partir do projeto, os educadores selecionados, atuantes nas comunidades identificadas como áreas de abrangência da Petrobras, terão a possibilidade de potencializar a qualidade das aulas e eventos com práticas pedagógicas, conteúdos e estratégias de ensino. Nacionalmente, o projeto está presente em 9 estados, atende 50 municípios, contemplando 1.050 professores formados, 27.360 crianças e adolescentes e 20 mil gestores, lideranças e pais. Conheça aqui mais sobre estes projetos nacionais.
Saiba mais sobre os projetos socioambientais patrocinados na Bacia de Campos
Centro de Esporte e Educação - Macaé - Com a parceria do Sesi-RJ, o projeto é pautado na garantia dos direitos da criança e do adolescente, previstos no Estatuto, e visa a inclusão social e o desenvolvimento humano integral. Serão ofertadas atividades in loco de educação complementar, em escolas localizadas nas proximidades do bairro Lagomar, comunidades de baixa renda de Macaé, promovendo a melhoria na qualidade da aprendizagem e desenvolvimento humano, e atividades desportivas que gerem vivências lúdicas, melhoria da qualidade de vida e bem estar. O projeto tem capacidade para atender 240 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica de seis a 14 anos, matriculadas e frequentes em escolas da rede pública ou bolsistas de escolas da rede privada durante dois anos, sendo 120 por ano.
Projeto Navegando na Poesia - Promovido pela Associação Raízes, prevê a criação de oficinas literárias em 40 escolas municipais da Bacia de Campos onde os alunos trabalharão a leitura e escrita de maneira lúdica, por meio da construção de poemas sobre temas referentes à cidadania, participação social, educação ambiental, igualdade racial, gênero, ambiente e segurança. A ideia é brincar de poesia de uma forma diferente - com jogos, oficinas e rodas de diálogo - a partir de temas escolhidos pelas próprias crianças. Como forma de valorizar e empoderar o protagonismo infantil, após um processo de seleção (Concurso de Poesia), 80 textos de cada município serão publicados num livro e distribuídos nas escolas participantes.
Conectora de Oportunidades - Macaé - O projeto investe no desenvolvimento das pessoas por meio de ciclos de formação e de mentoria. A iniciativa do Instituto de Pesquisas e Ação Comunitária (Ipac) visa a capacitar 450 pessoas que residam ou trabalhem na região. O método de trabalho estimula os participantes a estabelecerem objetivos para orientar sua vida social, educacional e profissional. Os desafios detectados são abordados com o apoio da equipe multidisciplinar do projeto. A meta é capacitar 300 pessoas ao longo de dois anos, em ciclos conduzidos por facilitadores, com o apoio das áreas de psicologia e serviço social, que atuam por meio de consultas individuais, palestras e oficinas temáticas, visitas externas e rodadas de negócios e de conexões. Outras 150 pessoas serão selecionadas para o ciclo de mentoria que promoverá turmas de orientação e acompanhamento para o desenvolvimento profissional, palestras temáticas, rodadas de conexões e mentoria individual.