Loading...

Notícia

Publicado: 01/04/2020 00:00h

Petrobras apoia Coppe/UFRJ no desenvolvimento de ventiladores pulmonares mecânicos para tratamento da Covid-19

Petrobras apoia Coppe/UFRJ no desenvolvimento de ventiladores pulmonares mecânicos para tratamento da Covid-19

Depois da aprovação pelos órgãos competentes, companhia também irá colaborar na viabilização da produção em larga escala dos ventiladores mecânicos

A Petrobras está apoiando a Coppe-UFRJ na produção de protótipos de ventiladores pulmonares mecânicos para atender à demanda crescente desse tipo de equipamento para tratamento do Covid-19.

A companhia mobilizou sua impressora 3D, instalada em seu centro de pesquisas (Cenpes), para produzir componentes dos protótipos, e cedeu um sensor de oxigênio, que estava localizado em Caraguatatuba (SP) e será usado nos testes para garantir o nível correto de oxigenação dos aparelhos. A intenção é desenvolver um modelo que seja mais barato e simples de montar, utilizando peças disponíveis no mercado.

A cooperação técnica da Petrobras abrange não só conhecimento em impressão 3D, como também em propriedade intelectual e expertise em transição da fase de prototipagem para produção do produto. O apoio prestado inclui ainda suporte para a documentação do projeto a ser enviado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e colaboração na busca de fornecedores para a produção dos ventiladores mecânicos em larga escala.

“A ideia é agir o mais rápido possível para colaborar com o trabalho não só de prototipagem, mas com a etapa seguinte de produção em massa dos ventiladores, identificando e eliminando os gargalos da cadeia de suprimento. Em apenas uma semana, o primeiro protótipo já está sendo concluído e os testes de eficácia ficarão prontos em poucos dias.”, disse o gerente executivo do Cenpes, Juliano Dantas.

“Essa iniciativa integra uma ampla frente científica da Petrobras, que reúne especialistas da companhia na geração de ideias e soluções de combate ao Covid-19, em parceria com universidades, empresas, organizações sociais e instituições do Brasil e do exterior. O objetivo é propor soluções que possam utilizar a estrutura de tecnologia, equipamentos e consultoria técnica da companhia para auxiliar no trabalho de combate à pandemia, nas frentes de prevenção ao Coronavírus, tratamento e suporte hospitalar”, esclarece o Diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras, Nicolas Simone.

Segundo o diretor da Coppe/UFRJ, professor Romildo Toledo, a Petrobras é uma parceira da Coppe de longa data e esse apoio é fundamental para viabilizar a produção do ventilador pulmonar. “Esperamos que, com essa ação, possamos contribuir para salvar vidas nesse combate ao Coronavírus”, ressaltou. Segundo o professor Jurandir Nadal, chefe do Laboratório de Engenharia Pulmonar e Cardiovascular da Coppe, esse equipamento não pretende ser mais completo e versátil que os ventiladores de última geração disponíveis nas UTIs. “Pelo contrário, é um recurso simples e seguro, porém emergencial, que deve ser utilizado somente quando não houver um equipamento padrão disponível, como pode acontecer em alguns locais durante a pandemia global”, explica o professor da Coppe. 


Fonte: Agência Petrobras
Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras