Foram mais de 200 startups inscritas e 50 entrevistadas
A Gerdau Next Ventures, fundo de corporate venture capital e aceleradora de startups da Gerdau Next, divisão de novos negócios da Gerdau, selecionou cinco startups em seu terceiro batch de aceleração. Ao todo, foram 325 negócios mapeados, 211 inscritos no programa e 50 entrevistas realizadas com os empreendedores.
Desta vez, o tema da iniciativa foi logtechs, um dos três clusters de atuação da Gerdau Next, e buscou por soluções inovadoras e oportunidades de negócios no setor de logística e supply chain. O batch foi organizado pela Gerdau Next Ventures em parceria com a Randon Ventures, iniciativa das Empresas Randon destinada para investimentos em startups, e contou com o apoio da Liga Ventures, rede de inovação aberta que conecta empresas e startups gerando negócios e transformando pessoas.
“O empreendedorismo e a inovação aberta são pilares da estratégia de negócios da Gerdau Next”, diz Juliano Prado, vice-presidente da Gerdau e líder da Gerdau Next. “Buscamos impulsionar segmentos e serviços fundamentais para o setor de logística, como gerenciamento de estoques e armazéns, fidelização, gestão de frotas, last mile e logística reversa, como exemplos. Esperamos que as startups selecionadas nos ajudem a aumentar a eficiência e produtividade do segmento, contribuindo para a solução de grandes desafios da sociedade.”
Agora, as logtechs escolhidas passarão por um período de aceleração de quatro meses, no qual contarão com mentorias da Gerdau e Randon e acesso ao time de especialistas da Liga Ventures. A ideia é que sejam gerados novos modelos de negócios entre as startups e as duas companhias, seja por meio de investimentos ou parcerias estratégicas.
“Nosso propósito na parceria é poder contribuir com o desenvolvimento dos projetos selecionados, colocando à disposição nossa rede de mentores, conhecimentos, o que certamente vai potencializar as soluções escolhidas no Batch em parceria com a Gerdau”, destaca o diretor da Randon Ventures, Mateus de Abreu.
“O setor de logística tem crescido de forma significativa nos últimos anos, mas ainda há muito espaço para inovação. Temos certeza de que a parceria com as logtechs renderá ótimos resultados, que ajudem não apenas a solucionar os desafios internos da Gerdau e da Randon, como também todo o ecossistema de inovação”, observa Rogério Tamassia, cofundador da Liga Ventures.
Conheça as startups selecionadas:
– Automni (solução focada em automatização de processos intra logísticos que são repetitivos e degradantes, como: picking de paletes, expedição de paletes, picking de caixas e inventário de paletes)
– Diesel Bank (banco digital personalizado para as necessidades de caminhoneiros e empresas de logística. Conta digital, cashback no diesel e antecipação de recebíveis)
– Flowls (plataforma para Gestão Inteligente da Cadeia de Suprimentos que conecta os diversos atores com uma ferramenta poderosa para lidar com os fluxos logísticos com menos esforço e maior desempenho)
– Gasola (solução focada na conexão de empresas que possuem frota com postos de combustível, gerando descontos para transportadoras e maior margem para postos)
– Green Plat (startup brasileira de software SaaS para gestão ambiental, responsável por fazer o controle e a rastreabilidade em blockchain de cadeias produtivas para empresas e governos)