O Vitória Apart Hospital (VAH) recebeu, nessa semana, um importante e cobiçado certificado: o Comerc-Sinerconsult de Energia Renovável, que atesta a quantidade de emissão de gás de efeito estufa (GEE) evitada pela instituição graças ao uso de energia renovável. O certificado, que tem a chancela do GHG Protocol Corporate Standard, foi conquistado após o Hospital, em 2018, reduzir a emissão de 586 toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera, o que equivale ao plantio de mais de 4 mil árvores.
Desde 2016, quando aderiu ao programa do Mercado Livre de Energia - que permite contratar energia de fontes renováveis, seja ela proveniente de pequenas centrais hidroelétricas (PCH), térmicas com fonte provenientes de bagaço de cana de açúcar, eólica ou solar - o Vitória Apart Hospital já acumula a redução de 1.406 toneladas de gases de efeito estufa.
Vale lembrar que os gases de efeito estufa detêm o calor na atmosfera do planeta, contribuindo para o aquecimento global que, por sua vez, tem efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente, a vida humana e animal. Além de contribuir para a redução desses gases, o Vitória Apart Hospital (VAH) reafirma, com essa conquista, o seu compromisso com a sociedade no conhecimento e gestão dos impactos ambientais de suas atividades.
Saiba mais
O Certificado de Energia Renovável é fruto de uma parceria iniciada em 2011 entre a Comerc, maior gestora independente de energia do país, e a Sinerconsult Consultoria, empresa de consultoria de gerenciamento energético. A metodologia consiste na extração dos dados de consumo de energia renovável, registrados na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a partir dos quais são aplicados os princípios do GHG Protocol para se quantificar a emissão de gás de efeito estufa evitada bem como o número de árvores equivalente. A metodologia do GHG Protocol é a mais utilizada por governos e empresas na quantificação e gerenciamento de emissões de gases de efeito estufa.