Plantio de 426 mudas marcou início do processo A centenária Usina Paineiras, de Itapemirim (ES), está atenta à sustentabilidade. Nesta quinta-feira (11), a empresa plantou 426 mudas de árvores para marcar o início do processo de conquista do Selo de Responsabilidade Socioambiental da Prefeitura de Itapemirim.
As mudas das árvores foram produzidas no próprio viveiro da usina, que é o segundo mais importante do Sul do estado. O plantio foi na própria área agrícola da empresa. E, para conquistar o selo, vão ser intensificadas as relações com a comunidade.
“Vamos tornar ainda mais fortes ações como a destinação de óleo de cozinha para reaproveitamento, além de encaminhar mais resíduos recicláveis para quem possa reutilizá-los”, explica Antonio Carlos de Freitas, diretor de Negócios da Usina Paineiras.
Assim, a empresa espera receber o Selo de Responsabilidade Socioambiental, lançado recentemente, para certificar as empresas sediadas em Itapemirim apoiadoras de grupos sociais que realizam reciclagem e reaproveitamento de resíduos gerando trabalho e renda.
Plantio com parceiros
“A Usina Paineiras têm nos fornecido muito material reciclável e também bags (bolsas próprias para a coleta seletiva), e isso contribui muito para o nosso trabalho”, destaca Maria das Neves, agente administrativa da Ascamari (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itapemirim), que participou do início do plantio das 426 mudas nesta quinta-feira (11).
O plantio também contou com a presença de Eliel Marvila, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itapemirim, Luciana Souza, secretária e diretora do Departamento Cultural da Aciva (Associação Comunitária do Distrito de Itaipava), e de funcionários da Usina Paineiras.
Com o plantio, também vai ser isolada uma área de resfriamento de vinhaça, aumentando a segurança do trabalho no local. A vinhaça, resíduo do beneficiamento de cana-de-açúcar, volta para a agricultura depois de tratada. E as novas árvores ainda vão contribuir com o aumento da biodiversidade do local e da capacidade de recarga do lençol freático da bacia do Itapemirim.
História de preservação
Além do viveiro de mudas, a Usina Paineiras mantém a Mata do Ouvidor, que tem mais de 1.600 hectares de Mata Atlântica original preservada em Itapemirim. No local, uma pesquisa já identificou 770 espécies da fauna e flora, sendo 11 ameaçadas de extinção.
Fonte: Altercom Comunicação Empresarial