Projeto local acaba de conquistar prêmio internacional de inovação
Há mais de um ano, tijolos estão sendo produzidos em escala industrial, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), com o aproveitamento da lama retirada do tratamento de água da cidade. E o projeto que permite esse resultado conquistou há pouco um prêmio internacional de reconhecimento à inovação: o prêmio Destaque Odebrecht.
Até agora já foram produzidos mais de 40.000 tijolos, com mais de 1.000 toneladas da lama que, antes, era apenas destinada a um aterro sanitário licenciado. Após mais de dois anos de pesquisas e estudos, foi constatado que o que era visto apenas como resíduo sem valor poderia ser transformado em um novo produto útil para a sociedade.
“Nossa empresa está sempre atenta à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que orienta a reciclagem e o reuso do que geramos”, explica Rodrigo Ismael Lacerda, responsável pela área de tratamento de água e efluentes da Odebrecht Ambiental, e um dos 13 integrantes diretamente ligados à idealização do projeto.
Rodrigo conta que, antes de iniciar a destinação da lama a uma olaria da cidade, a Odebrecht Ambiental contou com a consultoria de técnicos e pesquisadores da área ambiental, além de laboratórios como o do Senai, tanto para afastar o risco de contaminação ambiental, quanto para atestar a resistência do novo produto.
Legenda da foto: Vitor Leão, Rodrigo Lacerda e Marcos Carlette, responsáveis pelo tratamento de água da Odebrecht Ambiental