O projeto Digna Idade, que desenvolve atividades de resgate da cidadania e da autoestima de pessoas da terceira idade no município de Cariacica, acaba de completar 17 anos. Para comemorar, o grupo se reuniu para uma confraternização no Centro de Educação Ambiental (Ceam) da Simec Cariacica, em Jardim América.
Esse foi, inclusive, o primeiro encontro presencial dos participantes após a pandemia. Além de café da manhã, a comemoração contou com bolo de aniversário, entrega de brindes, orientações de saúde, declamação de poesia e capoterapia (vertente da capoeira que utiliza alguns dos seus elementos em atividade física orientada para idosos).
Segundo o gerente de Recursos Humanos da Simec Cariacica, Wanderson Climaco, pelo projeto, os idosos têm acesso a oficinas de artesanato e a oportunidade de participar de dinâmicas em grupo, aulas e palestras sobre a saúde do idoso, além de passeios em conjunto. “O Digna Idade tem a colaboração de empregados da Simec, que atuam de forma voluntária. É uma iniciativa que nos deixa muito felizes”, afirma.
Para a coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador, na Secretaria de Saúde de Cariacica, Elizete Dias, o projeto Digna Idade dá uma importante contribuição para as pessoas da terceira idade. “As atividades proporcionam sentimento de pertencimento ao idoso e ainda melhoram a sua qualidade de vida”, destaca Elizete.