O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) participou do desenvolvimento do botão feedback, que possibilita aos internautas avaliarem como está o acesso às informações do Portal da Transparência.
A ferramenta é muito simples de ser utilizada. Ao clicar na tarja vermelha, à direita, é aberta uma aba de avaliação da experiência no site, assim o cidadão pode clicar nas carinhas e demonstrar o nível de satisfação. O internauta também pode deixar um recado, sugerir melhorias ou fazer reclamações a respeito de falta de um dado ou tirar dúvidas sobre formas de acesso às informações.
Implementado na plataforma no segundo semestre deste ano, o botão feedback foi usado por 248 visitantes nos últimos três meses. Desse total, quase 67% relataram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com o Portal da Transparência.
“Qualquer recurso que contribua para o cidadão interagir mais com o Governo é muito positivo. É importante a autarquia manter o foco em tornar a comunicação dos capixabas com o Poder Público cada vez melhor”, enfatizou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.
Informações
O Portal da Transparência reúne dados sobre a arrecadação e os gastos do Poder Executivo. Na plataforma estão detalhadas informações por áreas, como gastos com obras, com pessoal e com áreas de interesse da população, como educação, saúde e segurança. Por meio da ferramenta a sociedade pode adquirir o conhecimento necessário para o controle das ações do Governo e contribuir para a prevenção e o combate à corrupção.
O Portal está sempre em desenvolvimento, recebendo melhorias e novas consultas regularmente. Neste ano, já ganharam transparência as informações sobre pagamento de auxílio-moradia, honorários de advogados dativos e incentivos fiscais recebidos por empresas no Espírito Santo.