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Publicado: 09/03/2023 10:34h

Porto do Açu realiza inédita movimentação de Sal

Porto do Açu realiza inédita movimentação de Sal

Contrato com Sal Cisne movimenta 70 mil toneladas, que chegaram ao Açu por cabotagem

O Porto do Açu realizou a primeira movimentação de sal pelo Terminal Multicargas (T-MULT). O anúncio foi feito na Intermodal South America 2023 pelo Diretor de Terminais e Logística, João Braz.

A operação com o cliente Refinaria Nacional de Sal, produtora do Sal Cisne, é inédita e um marco operacional para o T-MULT, viabilizada em contrato para recebimento de duas embarcações, totalizando 70 mil toneladas de sal grosso a granel ao longo de 2023. A carga tem origem no estado do Rio Grande do Norte e segue em cabotagem para o Porto do Açu, em São João da Barra, no norte fluminense.

A Refinaria é uma empresa que há mais de 70 anos leva seus produtos às mesas brasileiras, além de comercializar também para indústria. Em sua operação, o cliente utiliza a logística de cabotagem para transportar o produto do Nordeste para a fábrica instalada na cidade de Cabo Frio, de onde abastece todo o mercado nacional e o exterior.

“A operação com Porto do Açu nos trouxe uma nova perspectiva e opção de abastecimento à nossa operação, nos permitindo um melhor planejamento e agilidade no abastecimento da RNS”, pontua o Head de Supply Chain da Refinaria, Alexandre Macedo.

O contrato com o Açu viabilizou uma alternativa logística para as operações da empresa, garantindo maior segurança e previsibilidade no longo prazo. “A parceria com a Refinaria é estratégica para nós, pois inaugura uma nova rota para cabotagem de produtos destinados à indústria alimentícia. Essa operação só foi viabilizada por conta da expansão recente do nosso Terminal Multicargas com armazéns cobertos para cargas especiais, permitindo que ampliássemos nossa capacidade de atender as regiões Sudeste e Centro-Oeste”, explica João Braz,

Para o mercado nacional, a maior abrangência de operações no Porto do Açu é um fator preponderante ao desenvolvimento industrial, como salienta Alexandre Macedo: “Nossa estratégia é de sempre buscar evolução em nossas atividades e isto nos faz identificar, constantemente, oportunidades operacionais, disse.

Em fevereiro deste ano, o Porto do Açu avançou com a ampliação do T-MULT, que vai quadruplicar a capacidade do terminal. Foi inaugurado um novo galpão e anunciado o início da operação de um terceiro ainda neste semestre, totalizando três armazéns, que aumentarão a capacidade estática de armazenamento para 110 mil toneladas e dobrarão a área alfandegada do terminal para 360 mil m², além da instalação de um novo pátio dedicado a cargas break bulk.

Sobre o Terminal Multicargas (T-MULT)

O T-MULT é capaz de movimentar granéis sólidos, carga de projeto e break bulk, contêineres e veículos Ro/Ro. Em operação desde 2016, dentro do único porto 100% privado do país, o terminal está conectado às principais rodovias nacionais sem qualquer restrição de acesso, além de atender com waiting time mínimo e alta taxa de produtividade, reduzindo custos de demurrage -- o que justifica o crescimento exponencial de operações de exportação, importação e cabotagem a cada ano.

Nos últimos dois anos, o T-MULT mais que dobrou as suas operações, chegando a movimentar mais de 1,5 milhão de toneladas no ano passado, um novo recorde. Puxado pela melhoria de eficiência operacional e redução dos custos logísticos, através do equilíbrio entre cargas de importação e exportação, o T-MULT consegue oferecer soluções competitivas focadas na necessidade dos clientes.

Desde o início de suas operações, o terminal teve ramp-up notável, com 45% de crescimento médio anual. No total, o T-MULT já movimentou mais de 6 milhões de toneladas. Para 2023, a projeção é de quase dobrar o volume movimentado em relação a 2022, com a operação dos dois novos galpões cobertos, o que levará o T-MULT a um novo recorde anual.

Sobre o Porto do Açu

O Porto do Açu é o maior complexo porto-indústria de águas profundas da América Latina. Em operação desde 2014, é administrado pela afiliada Porto do Açu Operações, uma parceria entre a Prumo Logística e o Porto de Antuérpia-Bruges Internacional. Único porto totalmente privado do país, resulta de investimentos que somam R$ 20 bilhões e prevê investimentos de mais R$ 22 bilhões nos próximos dez anos. Em 2022, o Porto do Açu bateu novo recorde de 57,4 milhões de toneladas movimentadas, volume 3% superior a 2021, e continua como Segundo Maior Porto do Brasil em movimentação de cargas quando comparado aos portos organizados, atrás apenas de Santos, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Possui o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil, é responsável por 30% das exportações brasileiras de petróleo, ergue o maior parque térmico da América Latina e abriga a maior base de apoio offshore do mundo. Ao todo já são 20 empresas já instaladas e entre clientes e parceiros, sendo várias delas companhias de classe mundial. O Porto do Açu é um porto jovem e com foco em crescimento sustentável. Os próximos passos contemplam expandir as atividades de minério, petróleo e gás, acelerar a industrialização e avançar com projetos de energia renováveis.

Sobre a Refinaria Nacional de Sal

A Refinaria Nacional de Sal é uma indústria de excelência na fabricação de sal de alta qualidade. Em 1951, iniciou o processo de refinamento de sal com tecnologia diferenciada, instalando uma planta para produção a vácuo, às margens da lagoa de Araruama. Desde então, inovação, pioneirismo e investimento em novas tecnologias tornaram-se uma forma de conduta permanente.

A missão da empresa é oferecer aos consumidores e à indústria um produto de qualidade diferenciada, superior, aliando a riqueza que a natureza oferece à tecnologia de ponta, respeitando o meio ambiente e preservando integralmente as características do sal.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Porto do Açu
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