Para que micro, pequenos e médios empresários de segmentos industriais possam aderir a financiamentos com mais orientação e agilidade, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) conta com um parceiro que chega a todos os municípios, o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
Essa parceria surgiu para viabilizar uma melhor comunicação entre o Bandes e os empresários da indústria capixaba. Além disso, permite um canal direto com os industriais, atuando nas agendas de discussão do setor e compartilhando demandas das empresas frente aos produtos do Bandes.
“Para o Bandes, a parceria propicia mais uma importante fonte de interlocução com o setor industrial do Estado, contando com o apoio estruturado do NAC, que organiza demandas e direciona para atendimento com o banco. Além disso, nos permite conhecer mais de perto os interesses da indústria e, eventualmente, aprimorar ou desenvolver novos produtos voltados ao setor”, pontuou Ezequiel Loureiro Nascimento, gerente Comercial e de Relacionamento do banco capixaba.
Ainda segundo Ezequiel, para a Findes, o canal direto e técnico entre as equipes Bandes e NAC propicia uma melhor dinâmica no atendimento às demandas dos associados da Federação, pois, tanto de forma individual quanto, coletiva as necessidades do setor são apresentadas ao banco e acompanhadas pelo Núcleo de Apoio ao Crédito. Esta aproximação permite que a Federação conheça cada vez melhor as demandas dos seus associados e os produtos do Bandes, podendo propor ajustes ou melhorias nos produtos, de forma a torná-los cada vez mais adequados ao setor.
Já para os empresários, as vantagens se configuram em informações mais precisas, tratadas diretamente com o Bandes, mediante o acompanhamento do Núcleo de Acesso ao Crédito ou tratadas e orientadas pelo NAC, de forma a facilitar a tramitação e o requerimento de financiamentos com o Bandes.
“Entendemos que essa parceria produz frutos mútuos entre as instituições, o que considero de suma importância para o sistema Findes e para o Bandes, nosso banco de desenvolvimento. Esses frutos refletem diretamente e principalmente nos nossos industriais. Além disso, quando uma empresa consegue o recurso, estamos contribuindo com toda a sociedade em geração de renda, geração de tributos e desenvolvimento sustentável. É uma parceria muito importante e que traz muitos resultados positivos para a sociedade capixaba”, destacou Leonel Piovezan, consultor da Federação.
O Núcleo de Acesso ao Crédito é um departamento dentro da Federação, criado em Brasília, com o objetivo de criar um posto para auxiliar os empresários na busca consciente de crédito. Ao entrar em contato com a equipe do departamento, o empresário pode tirar dúvidas sobre as linhas de crédito do banco capixaba e ter acesso às informações necessárias para aderir ao financiamento desejado.
Além disso, a equipe da Findes sempre mantêm os empreendedores informados sobre as ofertas de crédito disponíveis. No Espírito Santo, o NAC chegou em 2017, estreitando a parceria do Bandes com a Findes e beneficiando ainda mais a economia capixaba. O público-alvo atendido pelo NAC são as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), mas empreendedores e empresas de todos os portes e segmentos podem buscar assessoria na área de Crédito.
Bandes Retomada
Durante o período da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Bandes criou linhas emergenciais para atender e apoiar empresas capixabas, visando a assegurar a manutenção dos empregos e dar continuidade das atividades produtivas. Neste cenário, a parceria foi importante para que os interessados em acessar essas linhas pudessem sanar dúvidas, tornando ainda mais rápida a comunicação entre o banco e os clientes.
A linha Bandes Retomada, recém-lançada, apoia a retomada dos investimentos e o fomento ao ambiente de negócios capixaba, por meio do acesso ao crédito. Neste momento, este é um dos principais objetivos do Bandes. Os recursos são provenientes de uma captação de US$ 30 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para ampliar a disponibilidade das linhas de financiamento para capital de giro emergencial, destinada às micro, pequenas e médias empresas capixabas. Além disso, pelo convênio com o banco internacional, a linha também vai destinar, no mínimo, 20% das operações de financiamentos para empresas lideradas por mulheres.
Condições operacionais
Valor financiável: até 5 milhões
Prazo total: 60 meses com até 12 de carência
Juros: 0,41 ao mês + Selic
Informações sobre o NAC:
site
E-mail: nac@findes.org.br
(27) 3334-5784
Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br/emergencial
faleconosco@bandes.com.br